Planeta dos Macacos: ator fala sobre o papel e filme ganha apoio do PETA

0

Estamos a apenas alguns dias da estreia de Planeta dos Macacos: A Origem, e muita gente tem se surpreendido com a qualidade dos efeitos especiais, que construiram o chimpanzé Caesar a partir dos movimentos de Andy Serkis. Todos os símios que você vir na tela foram gerados por computação gráfica. E o PETA adorou isso.

Segundo o Hollywood Reporter, a organização de defesa dos animais, PETA (People for Ethical Treatment of Animals), deu um “selo de aprovação” ao filme, e um prêmio ao diretor do longa, Rupert Wyatt, pelo fato de que não utilizaram nenhum animal real nas filmagens. Isso porque chimpanzés reais utilizados em filmes e comerciais normalmente passam por maus tratos para serem adestrados, e a entidade luta há anos para acabar com a prática.

Em entrevista ao Hero Complex, Serkis falou sobre o personagem. “Independente do fato de Caesar ser um macaco, é um personagem extraordinário“, disse. “Todo o segundo ato é meio ‘Um Estranho no Ninho’. Todos esses macacos machucados estão apenas lutando pela sobrevivência. Será que ele vai rejeitar a humanidade que lhe deram para unir esses símios e liderá-los em direção à liberdade“?

Quanto ao processo de construção do personagem, Serkis elogia a tecnologia. “Se você tivesse de usar uma roupa de macaco estaria completamente restrito, mas eu consegui experimentar em levar isso aos limiares do que é bem humano. Facialmente, você pode ser bem sutil. Vi alguns vídeos da série dos anos 60 com a maquiagem. Eles davam duro para conseguir mostrar emoções debaixo de todas aquelas camadas de borracha“.

Já no que se refere à atuação, ele destaca: “As pessoas pensam que basta fazer apenas movimentos iguais aos de macacos, mas isso é o menos importante nesse personagem. Em King Kong, eu estava restrito a fazer apenas movimentos de gorilas, enquanto com Caesar era meio que, como mostrar superinteligência? Pensei em crianças super-dotadas que tocam concertos de piano com quatro anos, ou que são gênios da matemática aos oito, e em como seria isso“.

Planeta dos Macacos: A Origem estreia nesta sexta-feira, dia cinco de agosto.