ParaNorman

0

ParaNorman é o segundo longa-metragem de animação do estúdio Laika, o mesmo de Coraline e o Mundo Secreto (baseado num livro infantil e meio assustador de Neil Gaiman). E com isso já dá para perceber que o pessoal de lá tem uma bela queda pelo macabro na temática de seus filmes.

Neste novo longa, o menino Norman é um grande fã de mortos-vivos, de filmes a objetos de decoração. Ah, ele também vê gente morta, e por isso é tratado por todos (até sua família) como o esquisitão do colégio e da cidade. Mas seu dom paranormal (sacou o trocadilho do título? Hein? Hein?) virá a ser muito útil quando uma antiga maldição trouxer os mortos de volta à vida. Isso aí, zumbis em uma animação para crianças. E é bem legal.

Tecnicamente, o filme é excelente. Desde o design dos personagens, principalmente os zumbis, que conseguiram deixar muito bonitinhos, passando pelo charme da técnica de stop motion, tudo é de primeira. Destaque também para a trilha sonora, que lembra muito as trilhas dos filmes do John Carpenter dos anos 80.

Há ainda boas e engraçadas referências não só a filmes Z, mas a produções de terror no geral, para deixar qualquer adulto fã do gênero com um sorriso no rosto. E o filme inteiro possui ótimas piadas de um bem-vindo humor negro, sem que a produção se torne, em momento algum, pesada demais para os pequenos.

Aliás, o estilão do filme na temática e no geral, também lembra muito o que o Tim Burton costuma fazer em suas animações. Mas este aqui não chega a ser visualmente tão sinistro o tempo todo.

Só é uma pena que lá no final eles inventem de fazer aquilo que o Corrales adora: a popular lição de amizade. Aqui, não só temos isso, como também uma lição sobre tolerância junto. Fazer o quê? Isso é um produto dos tempos do politicamente correto. Não dá para escapar de lições de moral, apenas cortar meio Alfredo da nota por prejudicar algo que estava indo tão bem até aí.

ParaNorman é o filme perfeito para quem quer iniciar suas crianças no universo mágico e encantado dos zumbis devoradores de miolos. Afinal, é bom ensinar os pimpolhos desde cedo, para que quando o dia Z chegar, eles estejam preparados. Enquanto isso, os adultos também vão se divertir muito com esta animação. Mais que recomendada a apreciadores de mortos-vivos de qualquer idade.

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorMulher-Maravilha pode ganhar série no CW
Próximo artigoEluveitie: guitarrista deixa a banda
Carlos Cyrino
Formado em cinema (FAAP) e jornalismo (PUC-SP), também é escritor com um romance publicado (Espaços Desabitados, 2010) e muitos outros na gaveta esperando pela luz do dia. Além disso, trabalha com audiovisual. Adora filmes, HQs, livros e rock da vertente mais alternativa. Fez parte do DELFOS de 2005 a 2019.
paranormanPaís: EUA<br> Ano: 2012<br> Gênero: Aventura/Animação<br> Duração: 92 minutos<br> Roteiro: Chris Butler<br> Elenco: Kodi Smit-McPhee, Anna Kendrick, Casey Affleck, Christopher Mintz-Plasse, Leslie Mann, Jeff Garlin, Alex Borstein e John Goodman.<br> Diretor: Chris Butler e Sam Fell<br> Distribuidor: Universal<br>