O Reino Gelado 2

0

Alguns filmes possuem uma cara tão genérica que até surpreende quando eles ganham continuação. Pois não é que esse tal de O Reino Gelado não só ganhou uma sequência, como ainda me surpreendi novamente ao constatar que o original possui uma resenha delfiana?

Pois bem, na nova aventura, o troll Orm está vivendo uma vidinha mundana e difícil após os eventos do longa passado. Na esperança de melhorar de situação, ele começa a contar um monte de mentiras sobre seu papel na derrota da Rainha de Gelo, o que vai lhe causar grandes problemas quando um novo inimigo surgir como consequência direta de suas lorotas.

Manja aquelas animações lançadas direto em vídeo, feitas com pouco capricho e geralmente pegando onda na fama de algum desenho melhor e mais famoso? Pois esse é totalmente o caso aqui. Não há como não lembrar de Frozen, afinal, ambas as animações são baseadas na mesma história de Hans Christian Andersen. E isso mesmo sabendo que O Reino Gelado original foi lançado antes da animação da Disney.

Ainda que eu também não tenha gostado de Frozen como história, não há como negar que tecnicamente ele humilha O Reino Gelado 2, fazendo-o parecer trabalho de alunos de animação. A única vantagem deste aqui é que ninguém canta, ainda bem.

O design dos personagens e os cenários são muito pobres e pouco inspirados, nada atraentes. A trilha sonora segue a mesma linha, sendo daquele tipo que emula canções famosas, mas alterando o suficiente para não serem consideradas plágio e não precisarem pagar royalties.

Para completar, a história é fraca, com piadas bobinhas e tudo gira em torno de uma grande e única lição de moral: contar mentiras não é bom. Por conta de tudo isso, parece algo com mira em crianças menores, sem qualquer atrativo para adultos ou para pimpolhos que já estejam naquela fase de refinar seus gostos pessoais.

Por isso mesmo, a experiência de assistir a este negócio foi um suplício, mesmo ele sendo bastante curto, o que é outro ponto desfavorável, visto que a história é muito corrida e se resolve às pressas, com um terceiro ato sem grandes emoções ou desafios, concluindo tudo sem nenhuma dificuldade.

Em um ano com tantas boas estreias de animação para todos os gostos, O Reino Gelado 2 acaba sendo um produto muito inferior por comparação, com a maior cara de caça-níqueis barato. Desta forma, aproveitando que crianças geralmente gostam de assistir várias vezes a mesma coisa, opte por reassistir algum desenho realmente bom e poupe a grana do cinema para quando houver algo melhor em cartaz.

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorAssassin’s Creed Syndicate
Próximo artigoRise of the Tomb Raider
Carlos Cyrino
Formado em cinema (FAAP) e jornalismo (PUC-SP), também é escritor com um romance publicado (Espaços Desabitados, 2010) e muitos outros na gaveta esperando pela luz do dia. Além disso, trabalha com audiovisual. Adora filmes, HQs, livros e rock da vertente mais alternativa. Fez parte do DELFOS de 2005 a 2019.
o-reino-gelado-2País: Rússia<br> Ano: 2014<br> Gênero: Aventura/Animação<br> Duração: 78 minutos<br> Roteiro: Roman Nepomnyashchiy, Vladimir Nikolaev, Aleksey Tsitsilin e Aleksey Zamyslov<br> Elenco: Anna Shurochkina, Ivan Okhlobystin e Anna Khilkevich.<br> Diretor: Aleksey Tsitsilin<br> Distribuidor: California Filmes<br>