Norio Ohga, inventor dos CDs, morreu

0

O ex-presidente da Sony e talvez maior responsável pelo desenvolvimento dos nossos tão queridos Compact Discs, Norio Ohga, morreu neste sábado pela manhã devido a falência múltipla de órgãos. A Sony divulgou um comunicado sobre Norio e sua carreira. Ele tinha 81 anos.

Norio Ohga era músico formado pela Universidade das Artes de Tóquio e cantor de ópera. A Sony diz que os fundadores da companhia, Masuro Ibuka e Akio Morita, encontraram Norio quando ele ainda era um estudante e logo perceberam o potencial dele. O The New York Times publicou uma história mais curiosa sobre isso: Norio Ogha gravou sua voz com equipamento da Sony e ficou extremamente insatisfeito com a qualidade do produto. Ele, então, enviou uma crítica para a companhia e recebeu uma oferta de emprego após o co-fundador da Sony, Akio Morita, ficar impressionado com o conhecimento técnico do jovem.

Ao longo dos anos, Norio se tornou extremamente importante para a companhia, não apenas por sempre estar antenado às novidades da indústria de entretenimento, mas também por criar “filosofias” para a empresa, como criar produtos que sejam atrativos para “os olhos do consumidor” e por enxergar o hardware e software como “duas rodas de um mesmo carro”.

A parte mais interessante da carreira dele é a criação do CD. Norio Ohga influenciou no tamanho de capacidade dos Compact Discs: a escolha pelo formato de 12 centímetros de diâmetro (75 minutos de gravação) permitia a audição completa da Nona Sinfonia de Beethoven.

Norio Ohga ainda levou a Sony a comprar a Columbia Pictures em 1989 e também presidiu a companhia durante o lançamento do primeiro Playstation.

Pelo menos desta vez a Dona Morte não levou alguém muito jovem, como tem feito no mundo do Deus Metal.