Missão: Impossível – Protocolo Fantasma

0

Aí está um filme que eu estava doido para assistir. Foi bem legal ter as expectativas atendidas em um ano cinematográfico tão ruim, delfonauta. Já vou tirar do caminho o mais importante: Missão: Impossível 4 – Protocolo Fantasma é simplesmente excelente e um dos melhores filmes do ano.

Ethan Hunt (Tom Cruise) é resgatado de uma cadeia em Moscou para realizar uma missão para a sua agência IMF (Impossible Mission Forces). Ele precisa invadir o Kremlin, sede do governo russo, e retirar informações de um comandante que está envolvido em uma maracutaia bem perigosa. O Kremlin explode, e agora Ethan Hunt e sua equipe formada por Jane Carter (Paula Patton) e Benji Dunn (Simon Pegg) são acusados pelo atentado. Ethan terá que provar sua inocência e ainda impedir o plano vilanesco do vilão.

Missão: Impossível 4 é um Testosterona Total leve e muito bem humorado. Delfonauta, este filme é muito engraçado! Logo no começo, da fuga da cadeia até a infiltragem no Kremlin, tem tanta piada boa em sequência que foi até difícil acompanhar o que os personagens estavam fazendo, de tanta risada que eu dei. Uma cena hilária é quando Tom Cruise e Simon Pegg usam equipamentos que poderiam estar facilmente em Agente 86 para enganar um segurança do Kremlin. Brilhante.

Já as cenas de ação vão fazer você sorrir e se sentir muito macho. O legal é que elas vêm umas depois das outras, sem nunca demorar muito para passar de uma explosão para um tiroteio. Pelo menos até a metade do filme.

O quarto longa da franquia de Ethan Hunt segue à risca tão bem as regras deste texto do Corrales sobre como fazer um Testosterona Total que não só colocou todas as melhores características dos filmes de ação como também repete os mesmos problemas comuns a este gênero. E o pior, dá uma boa esfriada nos últimos 30 minutos do longa.

O vilão, por exemplo, é bem fraco e tem um plano completamente sem noção. Ele não é um cara que assusta ou parece realmente perigoso, então não dá para entender como os personagens sofrem tanto para dar uns sopapos nele durante todo o filme.

Não sei se o delfonauta lembra, mas Missão: Impossível III era totalmente focado na relação de Ethan Hunt com sua esposa Julia (Michelle Monaghan, de Redenção). Já que ela não faz parte da trama do quarto filme, eles precisaram contar o que aconteceu com ela. E eu vou te falar: eles fazem uma bagunça só, dando uma reviravolta desnecessária nesta história. Além disso, quando eles finalmente explicam o que aconteceu com a esposa de Ethan, uma das cenas anteriores fica ainda mais sem sentido (a festa organizada na Índia). Fora isso, a ação também perde qualidade ao final do filme.

A cabine foi exibida em IMAX, mas seja qual for a sua opção, Missão: Impossível – Protocolo Fantasma é extremamente divertido e totalmente man pride. Ele não traz nada de novo, apenas faz tudo o que gênero se propõe a fazer muito bem, então se você gostou dos outros filmes de Ethan Hunt, principalmente do terceiro, pode ir assistir sem medo.

Curiosidades:

Missão: Impossível – Protocolo Fantama traz só caras novas para a série, mas o chefe de Ethan Hunt (Tom Wilkinson) e o colega Luther Stickell (Ving Rhames) aparecem rapidamente aqui.

– Quatro filmes, quatro diretores. Antes de Brad Bird (Ratatouille e Os Incríveis), tivemos J.J. Abrams (o produtor famoso que foi diretor em Super 8 e Star Trek), John Woo (Códigos de Guerra) e Brian de Palma (Dália Negra, Femme Fatale). Que currículo essa franquia tem, não?