Lempo é o deus do amor e da fertilidade na mitologia finlandesa. E é também o título do game de hoje, um survival horror que diz ter foco na exploração, mas que na verdade simplesmente te joga numa floresta e diz “se vira, fio”.

LEMPO GAME

Lempo, One Trick Entertainment, PID Digital, Delfos

A primeira coisa que você vê ao iniciar o jogo é a mensagem acima. Logo de cara, ele diz que você precisa se virar e para não esperar que ele te ajude. Ele também avisa que o jogo vai ser escuro pra dedéu. Sei lá, pra mim o jogo começar com este aviso lembra aquele tiozão que fala coisas como “eu não tenho nada contra gays, mas…”, manja? Você já sabe logo de cara que ele está com o coração no lugar errado.

E lá vou eu, explorar a escura floresta de Lempo. Luzes místicas aparecem e eu resolvo seguí-las. Vou de luz em luz. Algumas falam comigo. Pego alguns itens pelo caminho. Minha única fonte de iluminação é um isqueiro com gás ilimitado e as fracas lâmpadas que parecem servir para me guiar. Parecem, mas aparentemente não é este o propósito delas.

LEMPO É MYST LEVEL BULLSHIT

Lempo lembra bastante Myst em seu gamedesign, com o enorme diferencial de que aqui você morre. Pior, sua vida diminui constantemente, sem nada que você possa fazer para evitar. Além disso, há mecânicas que fazem com que sua vida máxima fique cada vez menor. Olha minha cara de empolgação.

Lempo, One Trick Entertainment, PID Digital, Delfos
Minha cara de empolgação, no escuro.

Seguir as lanternas me leva para uma porta parecida com a de um hobbit, com dois buraquinhos que pedem por itens que eu não tenho. Ao lado dela tem uma escada. Esta leva a uma área com um cadeado de código que eu não consegui resolver, e não encontrei o código nas internets.

YOU SHALL NOT PASS… THE CODES

Fui explorar por outro caminho, então. Encontrei uma espécie de montanha, com degraus que se movimentavam conforme eu puxava alavancas. Era um puzzle, e o objetivo era formar uma escada pela qual pudesse subir. Solucionei-o. E subi.

Lempo, One Trick Entertainment, PID Digital, Delfos
Esta escada não parece muito segura.

Lá em cima, encontro uma escada tradicional, que me faz entrar em uma espécie de bunker. Meu personagem parece esperançoso que vai encontrar alguém lá. Mas a única coisa que encontramos é uma porta, travada por um código numérico. Parece que minha exploração em Lempo era sempre interrompida pela necessidade de adivinhar números aleatórios. E isso é tão divertido quanto tentar descobrir a senha de banco de alguém, só que aqui, depois que descobrir os números, você mesmo precisa pagar pelo seu jantar.

A FAVOR DA ACESSIBILIDADE

Você me conhece. Eu sou a favor da acessibilidade. Até respeito a vontade de fazer um jogo obtuso, como Lempo, mas não consigo respeitar esta aparente tara de alguns devs em garantir que poucas pessoas terminem seus jogos. Ou mesmo que os joguem. Myst funciona por alguns motivos. Sua beleza, serenidade… mas especialmente pela facilidade de encontrar guias para te ajudar em seus puzzles obtusos.

Lempo, One Trick Entertainment, PID Digital, Delfos
Se você não tem criatividade para criar puzzles, simplesmente tranque suas portas com quatro números aleatórios.

Lempo não tem nada disso. É um jogo feio, escuro, no qual você enxerga muito pouco, e ainda perde vida sem poder fazer nada para evitar. Embora você encontre vídeos de walkthrough, eu toquei vários e simplesmente não encontrei o momento exato para as soluções que precisava. É por isso que prefiro guias em texto, o que simplesmente não existe para Lempo. Talvez os devs devessem fazer um eles mesmos. E inclusive implantar direto no jogo para quem quiser usar, estilo os remasters de Monkey Island.

Lempo me atraiu por ser um jogo de terror com temática finlandesa, o que não é comum nos games. Infelizmente, ele comete um monte de erros de gamedesign, tanto básicos como de própria ideologia, da qual eu discordo muito forte. Talvez para algumas pessoas, este tipo de jogo agrade. Se você for um desses, divirta-se, meu camaradinha. Mas minha recomendação, infelizmente, Lempo não leva.