Moonscars inicia uma nova fase nas coberturas de games aqui no DELFOS e na minha vida como jogador. Diante da modinha das dificuldades extremas não customizáveis, eu fiquei cada vez mais atraído por jogar em PC, onde posso usar mods para fazer minhas próprias regras e, especialmente, customizar a dificuldade. Sinceramente, era isso ou parar de jogar. Então foi isso.

Eu joguei Moonscars em sua versão de Steam (também disponível no Xbox Game Pass, Playstation e Switch). Inicialmente, tentei jogar como foi originalmente planejado. Não durou muito. Normalmente, teria desistido aí, quando vi que o jogo me excluía como jogador. Com os cheats, no entanto, pude modificar minha experiência de forma que ele ficasse mais divertido e desse para tolerar.

MOONSCARS

Moonscars é um soulslike 2D que segue a fórmula religiosamente, em absolutamente todos os aspectos. Talvez a única diferença é que ele pega mais leve no quesito RPG, com uma progressão mais fácil de entender, e sem necessidade de ficar trocando de equipamento a toda hora.

Moonscars, Humble Bundle, Black Mermaid, Delfos

O jogo tem gráficos bons, com animações detalhadas e um combate com enorme impacto. Porém, não é especialmente bonito. É quase totalmente cinza, e as fases são aqueles cenários medievais meio abandonados e destruídos, padrão no gênero.

COMBATE

O combate é o foco, e há algumas boas ideias. Todos os inimigos precisam de muitos ataques para cair. Porém, você pode empurrá-los em espinhos e outras armadilhas, o que os mata imediatamente. Com isso, o combate fica bem estratégico.

Moonscars, Humble Bundle, Black Mermaid, Delfos

Mas ele toma algumas decisões muito estranhas. Por exemplo, para ativar qualquer checkpoint, é necessário vencer um doppelganger da heroína. Este inimigo, que tem todos os upgrades e armas que você tem, é praticamente um chefe que se repete em todo checkpoint. Difícil não encher o saco. Além disso, sempre que você ativa um checkpoint, vai perder sua arma secundária. Precisa mesmo, Black Mermaid?

PRA ONDE IR EM MOONSCARS?

Esse tipo de coisa torna Moonscars ainda mais punitivo que seus congêneres. Mas ele dá a impressão inicial de que é um jogo de plataforma mais ou menos linear. Porém, uma vez que abre, abre consideravelmente. E é tão obtuso quanto outros jogos do gênero, mas sem o mesmo cuidado com level design.

Moonscars, Humble Bundle, Black Mermaid, Delfos

É comum encontrar bloqueios que exigem habilidades específicas ou portas fechadas, que precisam de chaves. Mas Moonscars não explica onde você consegue o que deve usar ali. Algumas dessas passagens são destruídas quando você vence um chefe, mas não fica claro quando este é o caso, nem onde encontrar o chefe. Nem quais foram abertas após uma vitória.

A DERROTA

Eu joguei Moonscars por cerca de sete horas, mas finalmente ele me venceu. Não na dificuldade, mas na exploração mesmo. Tenho a sensação de que explorei o mundo inteiro, e todos os caminhos terminam com bloqueios ou portas trancadas. Simplesmente não consegui descobrir para onde ir.

O mapa também não ajuda muito, pois mostra o layout dos andares e plataformas, mas não deixa claro onde tem portas fechadas ou mesmo se há algum lugar não explorado para o qual você pode ir. São coisas que outros metroidvanias modernos costumam colocar no mapa para ajudar a guiar o jogador e até mesmo para incentivar o completismo. Moonscars simplesmente “tá nem aí”.

MOONSCARS E OS CHEATS

Moonscars, Humble Bundle, Black Mermaid, Delfos

A verdade é que se não estivesse jogando com cheats no PC, teria desistido muito antes. Moonscars simplesmente não é tão legal ou envolvente quanto outros jogos do gênero, o que torna ainda mais difícil engolir a frustração que ele empurra goela abaixo. Ativar coisas como magia infinita modificava bastante a experiência, permitindo que eu jogasse como um poderoso mago. A magia é intencionalmente bastante limitada por padrão, mas é também bem poderosa. Então ter acesso a esses ataques à vontade deixa o jogo mais tranquilo, mais “game de ação” e menos “soulslike que te odeia“.

Certamente comecei a me divertir mais quando passei a usar os mods. Mas mesmo assim, em nenhum momento senti que Moonscars era um bom jogo. Acabei avançando por horas e horas por inércia, mas quando não soube mais o que fazer já estava bem disposto a parar de jogar. E parei.

Eu recomendo Moonscars? Olha, sinceramente não. Não é como se faltassem soulslikes 2D nos games atuais. E este é um particularmente inacessível, que vai cuspir na cara da imensa maioria dos jogadores que tentarem jogá-lo. Apenas os melhores e mais pacientes conseguirão chegar até o fim, especialmente sem mods. Se isso te apetece, vai fundo, mas saiba que há outras experiências quase iguais e muito melhores por aí.