Heavy Metal e preconceito

0

O que acontece quando um grande meio de comunicação tenta falar sobre o que não conhece? Geralmente fala besteira. Nessa sexta-feira, a Folha on-line trouxe em seu caderno Ilustrada a seguinte reportagem: Deus e o Diabo mostram a força do Hard e do Thrash em SP.

O texto era uma referência aos shows do Stryper, banda de Hard Rock gospel californiana, e do Slayer que vão se realizar na capital paulista. Segundo palavras da reportagem, o Slayer odeia religião e tudo o que se refere ao assunto. Leia-se: anti-cristo. Se o repórter fizesse referência às letras infantis da banda, eu até concordaria, mas o posicionamento político do grupo contra a religião e não contra Deus sempre foi claro. Classificar o Slayer como adeptos do anti-cristo por não concordarem com a maneira que a sociedade está organizada é uma análise simplória do posicionamento da banda.

Sempre que grandes jornais ou emissoras de TV tentam abordar o Heavy Metal acabam cometendo erros de julgamento e interpretação. Afinal, é mais fácil tratar o Metal com preconceito, pois o impacto no público é mais forte. Já mandei um e-mail para o jornal colocando meu posicionamento, pois gosto do Slayer e gostaria que alguém com conhecimento do assunto fosse escalado para esse tipo de reportagem. Aqui no DELFOS está cheio de gente que faria bem melhor.