Recentemente comecei a assistir a série de TV The Goldbergs. Para quem não conhece, trata-se de uma versão ficcionalizada da infância nos anos 1980 do próprio criador do seriado, Adam F. Goldberg, e a convivência com sua família peculiar. A série é divertidíssima, lotada de referências nerds e, ao final de todo episódio, aparecem imagens reais (geralmente tiradas de filmes caseiros feitos à época pelo verdadeiro Adam) do tema que inspirou o episódio em questão e elas são simplesmente impagáveis.

Fica a recomendação da série para aqueles que nunca assistiram, mas isso não é o tema desta matéria. A questão é que sua música de abertura grudou na minha cabeça, até que resolvi saber de quem era e, claro, ouvi-la por inteiro e não apenas os 10 segundos que tocam no começo dos episódios.

Após uma rápida ida ao Youtube, descobri que ela se chama Rewind, foi feita de encomenda para a série e sim, ela é legal por inteiro. Ah, claro, e a banda responsável por ela se chama I Fight Dragons.

https://www.youtube.com/watch?v=vVi0K9Tv7fA

Logo, quis ouvir e saber mais sobre eles e acabei descobrindo uma das bandas mais nerds de todos os tempos. Formada em Chicago, EUA, no ano de 2008, sua música é definida em sua página na Wikipedia como uma combinação de pop/rock com chiptune.

E é bem por aí mesmo, visto que os teclados que emulam a sonoridade de videogames antigos (isso quando eles não usam os próprios consoles vintage como instrumentos) dão um sabor especial às músicas da banda. Aliás, eu costumo defini-la como o Weezer fazendo trilha sonora de games das antigas.

OS GEEKS VÃO HERDAR A TERRA

Acho o estilo musical das duas bandas bem parecido, embora às vezes o I Fight Dragons pareça ter uma influência maior do hardcore que do hard rock, como o grupo do Rivers Cuomo possui. Mas os vocais e, claro, a temática nerd de suas letras tornam ambas as bandas “irmãs espirituais”. Logo, quem já conhece e gosta do Weezer sabe melhor o que esperar. A maior diferença é que o I Fight Dragons possui um amor maior pelos videogames.

Uma rápida olhada pelos vídeos da banda no Youtube já escancara esse amor e grande ligação para com eles. Afinal, saca só esse vídeo deles tocando o tema de Contra. E, principalmente, se liga na guitarra em forma de Nintendinho 8 bits do sujeito!

Ou esta inusitada mescla entre Never Gonna Give You Up do sempre cult Rick Astley com o tema do Super Mario Bros., singelamente batizada como Rick and Mario.

Mas claro que eles não vivem só de covers e seu material original também é muito bom, com canções com nomes e temáticas igualmente nerds, tais como No One Likes Superman Anymore, Save World Get Girl e The Geeks Will Inherit the Earth.

Em sua curta discografia, a banda possui dois EPs (Cool Is Just a Number, de 2009 e Welcome to the Breakdown, de 2010) e dois álbuns cheios (KABOOM!, de 2011 e The Near Future, de 2014), além de dois discos de demos e sobras de gravação. Obviamente nada disso chegou por aqui, mas os dois EPs e os dois álbuns de estúdio são encontráveis em uma ida à Argentina.

Bom, se você está aqui no DELFOS, é muito provável que você goste de rock, videogames e chiptune. Logo, uma banda que combina esses elementos pode vir bem a calhar. Neste caso, vale a pena conhecer mais a fundo o trabalho do I Fight Dragons.