Antes de Assassin’s Creed Odyssey chegar aqui na redação, eu já sabia que ele era grande. Estou jogando o dito cujo há uma semana, durante a qual acumulei quase 50 horas (como base de comparação, a maioria dos brasileiros trabalha 40 horas em uma semana) e não explorei nem 30% do mapa. A história principal quase não andou, pois fiquei muito ocupado fazendo sidequests. Diante disso, começo a pensar que este jogo é infinito!
DEIXA EU CONTAR UMA HISTÓRIA
Enquanto fazia uma elaborada sequência de missões (também secundárias) em Mykonos, recebi um aviso de uma missão relacionada ao Minotauro em uma ilha a milhares de metros de onde estava. Quando terminei minha história em Mykonos, e era hora de decidir para onde ir, pretendia continuar a campanha principal que, no ponto onde estou, envolve encontrar mamãe. Mas estava curioso com aquela sidequest do Minotauro. “Vou até lá fazer aquela missão e depois volto a procurar mainha”, pensei com meus botões. “Vai ser rápido, e eu tenho o dia todo para jogar”, continuei. Era cerca de 8h30 da manhã.Ao chegar na ilha, imediatamente pipocaram no meu mapa vários pontos de exclamação, sinalizando outras missões secundárias disponíveis na região. Acabou que a imensa maioria delas estava relacionada ao Minotauro de alguma forma. Ao longo do dia, me envolvi no turismo da região, fiz amizade com alguns locais, matei maior galera e acumulei informações sobre o mitológico monstrão.
ENTÃO NÃO ANDOU NADA?
Quando a patroa chegou do trabalho, comentei que passei o dia todo jogando e não tinha feito uma única missão da campanha. “Então não andou nada?”, ela perguntou. “Andou, mas nas missões secundárias”. Para alguém que não joga videogame, isso não deve fazer muito sentido. Admito que também não faz para mim.A série Assassin’s Creed costumava focar em recriação histórica. Coisas como monstros mitológicos não faziam parte de suas histórias. Assassin’s Creed Origins flertou com alguns deuses egípcios, mas aparentemente não era canônico. Na divulgação de Assassin’s Creed Odyssey, a Ubisoft mostrou a Medusa, então tudo indica que eu realmente vou encontrar o Minotauro dentro do labirinto.
LITERALMENTE INFINITO
Obviamente, este conteúdo feito a mão, como a história do Minotauro, é limitado. Abundante, mas limitado. Porém, Assassin’s Creed Odyssey tem missões um tanto aleatórias, que são literalmente infinitas. O problema é que elas não são claramente identificadas.Vira e mexe o jogo apresenta novas missões mais simples. Coisas do tipo “vá até o ponto X e mate fulano”. Estas são consideravelmente mais sem graça, e enfraquecem o jogo como um todo. Acontece que elas têm títulos e contexto. Você pode, por exemplo, ver um anúncio do tipo “preciso de um mercenário que acredite no amor”. Parece uma missão com história, mas quando você a aceita, envolve apenas entregar uma carta, igual a tantas outras que poparam antes com descrições diferentes.