A guerra das patentes tem mais uma batalha decidida

0

O delfonauta que gosta de tecnologia e acompanha o que acontece nas batalhas em que seus smartphones se envolvem, sem sair do bolso, já deve estar a par da grande Guerra das Patentes que se arrasta há alguns anos.

De maneira resumida, tudo começou quando a Nokia processou a Apple por violar 10 de suas patentes. A Apple retrucou, e venceu, mas a Nokia abriu mais um processo a respeito de outras patentes supostamente quebradas. Desta vez a Nokia venceu e tudo terminou em um acordo judicial.

A HTC veio com o primeiro smartphone com Android puro, abençoado pelo Google, o Nexus One. E lá foi a maçã processar a fabricante por violação de patentes como a que determina o deslize para desbloquear.

Então a Samsung surgiu no mercado com sua linha Galaxy, e isso provocou a ira do falecido tio Jobs, que processou a Samsung por patentes de design. O estranho é que o Nexus S, sucessor do Nexus One, também entrou na fogueira, mesmo não parecendo em nada com os primos distantes. A partir deste ponto é um tiroteio de patentes entre Apple e Samsung. Sendo o alvo óbvio da Apple o sistema operacional Android.

No meio de toda esta confusão, a Google (espertinha) comprou a divisão de celulares da Motorola Mobile, detentora de patentes que praticamente determinam o que é um celular. Até o design da antena está no portfólio. No anúncio da compra, a Google declarou abertamente que a estava fazendo justamente para ampliar suas patentes.

Ufa! Chegamos à notícia.

Ontem, a justiça alemã concedeu à Motorola a vitória de um dos dois processos de patente que promoveu contra a Apple em abril. Isso quer dizer que quando a acusadora quiser, pode tirar imediatamente de circulação todos os aparelhos da acusada que violam suas patentes no país. Isso envolve iPhone, iPhone 3G, iPhone 3GS, iPhone 4, iPad 3G e iPad 2 3G. O iPhone 4S só escapou por ter sido lançado após a abertura do processo, mas não demora a entrar na lista.

Será que a Motorola vai tirar os produtos da Apple de circulação? Mantenha-se delfonando para conferir as próximas notícias do front. Essa guerra ainda vai longe! E em minha opinião, está ficando interessante.