Uma Longa Queda

0

O escritor ingles Nick Hornby é o autor de livros bacanas como Febre de Bola, Alta Fidelidade e Um Grande Garoto, todos esses já devidamente adaptados para o cinema. Agora, mais um de seus romances ganha as telas neste Uma Longa Queda, transposição cinematográfica da obra literária de mesmo nome.

Nele, quatro caboclos aleatórios que não se conhecem (Pierce “Bond, James Bond” Brosnan, Toni Collette, Imogen Poots (de Extermínio 2) e o Jesse Pinkman) decidem se matar na véspera de ano novo, pulando do alto de um prédio. Acontece que eles decidem pular do mesmo prédio no mesmo momento.

Graças a esse timing bizarro, acabam voltando atrás na decisão e criam uma inesperada amizade, formando uma espécie de grupo de autoajuda e até firmam um pacto para esperarem até o dia dos namorados antes de tentarem novamente o suicídio, se as coisas não tiverem melhorado até lá.

A partir daí acompanhamos, além da relação que se desenvolve entre os quatro estranhos amigos, também o que os levou a cogitar medidas tão extremas numa dramédia simpática, escorada em bons diálogos e no inusitado da premissa, que mistura doses iguais de humor e momentos mais sérios, mas sem cair no lacrimoso, o que é um bônus.

Contudo, não há grandes surpresas aqui. Apesar da trama ser interessante o bastante para ser agradável de se ver durante toda sua duração, também não se furta a apresentar alguns clichês do gênero e não é muito difícil prever os rumos que a história irá tomar.

Em suma, acabou faltando um pouco de pegada, o que poderia elevar consideravelmente a qualidade geral. Talvez um diretor com um apreço maior pelos elementos de cultura pop, a qual Hornby sempre explora bem em seus livros, pudesse fazer mais por este filme. Tanto que não é difícil imaginar alguém como um Kevin Smith capitaneando-o. Se isso acontecesse, sem dúvida teria ficado mais interessante.

O resultado final ficou satisfatório, mas não é daquelas películas que vai durar muito na sua memória, aproximando-se muito mais de um filme nada. Fãs de Nick Hornby já sabem mais ou menos o que esperar e podem dar uma chance a este Uma Longa Queda. Mas ainda assim, bem como àqueles que se interessaram pela sinopse e decidirem arriscar uma assistida, é o tipo de filme que rende melhor visto em casa.

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorInjustiça: Deuses Entre Nós
Próximo artigoBlack Label Society – Catacombs of the Black Vatican
Carlos Cyrino
Formado em cinema (FAAP) e jornalismo (PUC-SP), também é escritor com um romance publicado (Espaços Desabitados, 2010) e muitos outros na gaveta esperando pela luz do dia. Além disso, trabalha com audiovisual. Adora filmes, HQs, livros e rock da vertente mais alternativa. Fez parte do DELFOS de 2005 a 2019.
uma-longa-quedaPaís: Reino Unido/Alemanha<br> Ano: 2014<br> Gênero: Dramédia<br> Duração: 96 minutos<br> Roteiro: Jack Thorne<br> Elenco: Pierce Brosnan, Toni Collette, Aaron Paul, Imogen Poots, Rosamund Pike e Sam Neill.<br> Diretor: Pascal Chaumeil<br> Distribuidor: Califórnia Filmes<br>