Os ports da Playstation para Windows andam em maus lençóis, acredito que desde Horizon Forbidden West. E nenhuma outra série foi tão prejudicada quanto The Last of Us. Hoje vamos falar da versão de Windows de The Last of Us Part 2 Remastered e, embora este seja um dos meus jogos preferidos de todos os tempos, é difícil recomendar esta versão, especialmente para quem pode jogar no Playstation (4 ou 5).

THE LAST OF US PART 2 REMASTERED

The Last of Us Part II Remastered, The Last of Us Part 2 Remastered, Delfos, Windows, Stutter
Sabia que este sujeito é o compositor da trilha sonora fazendo uma ponta no jogo como NPC?

The Last of Us Part II é fantástico. Já falei muito sobre ele aqui. Eu platinei a versão de PS4 antes do lançamento, cobri a versão de PS5 no DELFOS e já falei sobre o jogo nos meus dois podcasts, tanto no Oráculo de Delfos quanto no Ludologia. Então acredite quando eu digo: esta versão de Windows sofre de sérios problemas de otimização. Em especial, o tal do stutter struggle, que causa paradinhas frequentes devido ao passo de shader compilation não ser feito corretamente.

Sim, o jogo tem um passo de shader compilation quando carrega, e aparentemente deveria continuar o processo em segundo plano. Mas na prática, o jogo rodou para mim a 100 FPS (com DLSS dinâmico e frame generation ativados) com quedas frequentes aos 30. Mas o que o Steam mostra é a média, e não representa o fato de que o jogo simplesmente dá pequenas e frequentes travadas a todo momento. Uma coisa bacana para quem gosta de otimizar seus jogos é que o próprio game fornece estatísticas opcionais que detalham o uso do CPU, GPU e até a temperatura. É a primeira vez que vejo isso incluso no próprio jogo, e achei bem bacana para brincar.

A SEGUNDA VEZ É AINDA MELHOR

The Last of Us Part II Remastered, The Last of Us Part 2 Remastered, Delfos, Windows, Stutter
Esta versão vem com uma roupa do próximo jogo da Naughty Dog se você conectar sua conta da PSN.

É bem claro que temos aqui um problema de shader compilation, porque ao reiniciar um checkpoint, o jogo roda lisinho. É um problema que acontece apenas na primeira vez, mas quantas vezes você vai jogar The Last Of Us Part II? Especialmente sem desinstalar o jogo ou atualizar drivers. Este é um problema comum no Windows, mas outros jogos, inclusive da própria Playstation, não sofreram com isso no mesmo nível.

Tentei resolver o problema abaixando as configurações, mas o continuava mesmo jogando com os detalhes no médio e a resolução a 720p (o que deixa o jogo bem feinho). Sim, diminuir essas coisas melhora consideravelmente a performance geral, mas as travadinhas continuam frequentes e incômodas. Parece não fazer diferença alguma. Para você ter uma ideia, a coisa é tão ruim que eu pretendia jogar até o fatídico encontro da Abby com o Joel. Porém, estava tão sofrido que parei antes disso. Então neste momento, recomendo esperar um bom tempo para jogar The Last of Us Part 2 Remastered no Windows, ou prepare-se para suportar pausas constantes.