Oráculo de Delfos S01E03: The Last of Us Part II e a Narrativa nos Games

Os games evoluíram muito na arte de contar histórias!

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The Last of Us Part II tem se destacado pela sua história e narrativa. Porém, ao mesmo tempo, tem recebido fortes críticas sobre a forma como “obriga” o jogador a fazer coisas, bem, desconfortáveis.

Neste The Last of Us Part II e a Narrativa nos Games, nós falamos sobre os caminhos escolhidos do jogo, os avanços dos games na arte de contar histórias e jogos desta geração que se destacaram na narrativa. Tem debates sobre Quantum Break, Life Is Strange, Inside, Nier: Automata e clássicos como Bioshock e muito mais.

Além disso, conversamos se os games têm vantagens, ou se são até superiores para contar histórias do que as outras mídias (Cinema, TV, escrita). Será?

Como incentivo extra para você ouvir, além da análise cirúrgica da trama de The Last of Us Part II, digo que toda a discussão sobre as narrativas nos games foi uma das mais interessantes que já tivemos. Melhor que isso, só se um dia a gente decidir por um embate entre Acessibilidade Vs Dificuldade nos games. Hum… quem sabe?

The Last of Us Part II e a Narrativa nos Games: por que você não precisa se preocupar com spoilers

Em determinados trechos da discussão, nós entramos em spoilers seriamente perigosos de The Last of Us Part II. Porém, além de avisarmos antes, durante o podcast, vamos indicar também os trechos que têm spoilers com alertas abaixo:

00:00 – Riff de guitarra

05:10 – Jogos não precisam de história!

6:40 – Bioshock e The Last of Us II podem dar as mãos e coletar coisas

9:10 – Bob Esponja é mais legal do que The Last of Us Part II

12:52 – SPOILERS TLOU PART II! O que acontece no 1º e a trama do 2º

16:27 – FIM DOS PRIMEIROS SPOILERS TLOU PART II – Games é 2ª pessoa +  dissonância ludonarrativa

19:48 – SPOILERS MEGA PERIGOSOS TLOU PART II – Pelos próximos 08 minutos, então, cuidado!

28:08 – FIM DEFINITIVO DOS SPOILERS

29:40 – Discutir o que é o Crash com a namorada é só nos games

31:30 – As limitações de cada mídia na arte de contar histórias

38:30 – Flashback: lembrando de Quantum Break, o exclusivo esquecido da Remedy

42:30 – Estudo de caso: Dark (TV) Vs Quantum Break (Games)

46:40 – Inside é absolutamente genial

49:29 – Nier: Automata e a profundidade raramente encontrada nos games

56:40 – Super Metroid já contava histórias sem cutscenes

59:00 – Vamos concluir e lembrar de Sunset Overdrive?

Como sempre, o episódio está disponível no YouTube, Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Podcast Addict. Ouça agora mesmo!

E para finalizar, um recado: pela importância do tema, nós antecipamos este podcast e no próximo episódio começa a frequência quinzenal. Ele chega no dia 17. Até lá!

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E como sempre, nosso player próprio com o episódio inteiro na íntegra está aí embaixo.