Pneumata é um survival horror muitíssimo inspirado por Resident Evil. É óbvio que o orçamento e a experiência dos desenvolvedores é bem menor, mas eu tinha boas expectativas para ele. Afinal, nem tanto tempo atrás tivemos o brasileiro Fobia St. Dinfna mandando muito bem com a mesma inspiração.
Os erros de Pneumata
O problema é que Pneumata erra. Erra muito. Até onde simplesmente copia, ele erra. Por exemplo, seus inimigos são extremamente resistentes. Tal qual o jogo da Capcom, mesmo o zumbi mais genérico precisa de cinco ou seis tiros na cabeça para cair. Porém, não dá para evitar a luta. Todos correm, e te perseguem para sempre. Basicamente, popou inimigo você tem que lutar.
Na maior parte da campanha, há bem poucos zumbis. Mas lá no esgoto, o jogo começa a colocar dezenas te atacando ao mesmo tempo. Eles te rodeiam e bloqueiam seu caminho, literalmente te prendendo e tornando impossível recarregar as armas de fogo ou se curar. Não é assim que se faz combate num combate survival horror.
Pneumata e os pneus de gordura
Pneumata é um jogo bem curto, mas que parece longo demais por quão punitivo ele é. Os saves são, com raras exceções, manuais. E os pontos de salvamento ficam muito distantes, especialmente quando você está explorando, e não sabe onde estão. Eu cheguei a perder 40 minutos de progresso quando, em uma armadilha, o chão desabou e me derrubou em um poço cheio de zumbis sem escape. E a única forma de saber que esta armadilha existe é morrendo nela.
Survival horrors são de terror, claro. E uma certa frustração pode vir com o gênero. Mas são também jogos administrativos, em que previsibilidade é importante. É vital saber onde dá para salvar e assim guiar sua exploração, sem o perigo de um instakill sem aviso.
Colinas silenciosas
Apesar de a “inspiração” ser sem dúvida Resident Evil, há bastante de Silent Hill aqui. Você começa explorando uma cidade relativamente aberta, antes de entrar num conjunto de apartamentos com exploração mais “vai e vem”. Os mapas são até compreensíveis, mas simplesmente têm caminhos demais. Além disso, há muitos bloqueios que não são mostrados no mapa, tornando a navegação muito confusa.
Isso tudo já estava me deixando de saco cheio, e daí veio a fase do esgoto, que potencializa tudo. Mais caminhos, mapa mais confuso, mais inimigos implacáveis. E para completar, ainda é num esgoto. Eu estou muito cansado de explorar esgotos em videogames. Acabei desistindo quando fiquei sem saber o que fazer e dezenas de inimigos passaram a me perseguir, depois de usar a primeira válvula.
Eu sou um grande fã do gênero e apoio com força desenvolvedores independentes que tentam fazer jogos tradicionalmente mais caros. Mas Pneumata simplesmente não dá para recomendar. Eu queria gostar dele, mas não deu.