Windscape é divulgado como um Zelda-like, feito em sua quase totalidade por uma única pessoa. Verdade, para um jogo quase individual, ele é até ambicioso, flertando com mundo aberto, sidequests, crafting e combate. Porém, ele é bastante primário em quase todas suas características. A começar pelo seu visual, que parece ter sido feito por alguém que está aprendendo a desenhar em vetor.
Trata-se de uma aventura em primeira pessoa, com combate corpo a corpo e necessidade de coletar materiais para fazer novas armas, armaduras e magias. Os mapas são grandes e bastante vazios, e seus melhores quests normalmente envolvem ir até o ponto marcado, explorar um dungeon e vencer o chefe. O gameplay é focado na exploração, com combate em segundo lugar e desafios de plataforma em terceiro.
A questão é que é tudo muito lento. Vivemos uma época em que os jogos deixam a gente pegar loot sem sequer ter que esperar uma animação. Aqui, cada coisinha que você pega demora tanto que literalmente aparece um círculo mostrando o progresso. Cortar árvores, por exemplo, exige uma espera de mais de dez segundos.
O foco em crafting e o visual “low poly até demais” deixa impossível não lembrar de Minecraft à primeira vista.
INDIE AO EXTREMO
Mas vá lá, temos aqui um jogo claramente de baixo orçamento e que, curiosamente, consegue apresentar boas músicas, tocadas em instrumentos de verdade. O problema é que tudo nele faz parecer que ele é um projeto, algo que alguém fez para aprender a criar games, não algo para ser vendido.
Esta foi minha opinião em várias horas de jogo, com dezenas de quests completados e vários chefes vencidos. Porém, algo aconteceu que acabou sendo bem mais grave do que simplesmente um jogo deveras básico.
GAME BREAKING BUG
Eu estava em um deserto, onde cumpri várias missões. As coisas pareciam estar caminhando para a conclusão da área. Minha próxima missão era entrar em uma pirâmide. Para isso, precisava dar a volta nela. Cada um dos quatro cantos tinha um mini-chefe que, ao ser vencido, droparia um artefato. Eu precisava juntar os quatro para entrar no dungeon.
Juntei três sem problemas. Na luta com o quarto chefe, estava com pouca vida e, ao acertar meu último tiro, vi que tinha um dele vindo na minha direção. Quando estes chefes morrem, rola uma pequena cutscene mostrando o artefato aparecendo. Eu morri durante a cutscene. Renasci no checkpoint e fui até lá novamente. Matei o chefe de novo e o artefato não apareceu. Reiniciei o jogo e recarreguei meu save. Venci o desgraçado mais uma vez. Nada de artefato. De alguma forma, o jogo salvou como se eu já tivesse o item, mas ele não aparece no inventário e eu não consigo entregar o quest para o NPC.
Obviamente, recomeçar a campanha do zero não é uma opção. E se eu já não estava gostando muito da obra, depois disso, a impressão ficou bem negativa.
Verdade, reconheço que foi um bug bem específico. É difícil matar um chefe e morrer ao mesmo tempo, mas para evitar este tipo de coisa, vários jogos trazem mais de um campo para saves ou fazem backups. Não é o caso de Windscape.
Eu até percebo que este é um jogo bastante ambicioso para ter sido feito por uma pessoa, mas é difícil recomendá-lo quando existem coisas bem melhores sendo vendidas por aí.