The Dark Crystal: Age of Resistance Tactics é um jogo de Switch, PS4 e PC baseado na série do Netflix que, por sua vez, se inspirou no filme do Jim HensonFrank Oz lançado em 1982. Assim, se encaixa em uma categoria de jogos que anda rara atualmente: games licenciados feitos a toque de caixa para se aproveitar da popularidade de um IP em outra mídia.

The Dark Crystal: Age of Resistance Tactics, The Dark Crystal, Delfos

Ele foi desenvolvido pela BonusXP, que alguns meses atrás também criou um joguinho pro Netflix baseado em Stranger Things. The Dark Crystal é um RPG em turnos dividido em fases, mais ou menos como Children of Zodiarc. Narrativamente, ele conta a mesma história da série de TV, através de desenhos estáticos e textos.

THE DARK CRYSTAL: AGE OF RESISTANCE TACTICS

Não há exploração alguma, e cada fase tem um objetivo. Estes podem ir do simples “vença todo mundo” a “pegue todos os itens”. De qualquer forma, as fases são todas pequenos tabuleiros, com algumas casas que modificam as estatísticas. Por exemplo, atacar um meliante de um quadrado mais alto dá bônus de dano, ou parar em um lago de ácido envenena seu personagem.

The Dark Crystal: Age of Resistance Tactics, The Dark Crystal, Delfos

Uma coisa bacana é o sistema de “jobs“, que funciona basicamente como classes. O legal é que um personagem que “nasce” como soldado pode adquirir um job secundário com habilidades de feiticeiro. Isso dá uma certa profundidade mecânica para um jogo que, para ser sincero, é bem simples.

Sem dúvida alguma você consegue achar jogos melhores, mais elaborados e mais caprichados dentro do gênero de combate tático em turnos. Este definitivamente não é nenhum X-COM.

The Dark Crystal: Age of Resistance Tactics, The Dark Crystal, Delfos

Desta forma, seu interesse acaba residindo mesmo apenas para fãs da série do Netflix. E mesmo assim, eu diria que pode passar batido sem problemas.

Tinha uma época, na minha infância, que eu achava maior legal jogar um game do Batman, das Tartarugas Ninja ou qualquer outra IP que eu gostasse. Nestes casos, a graça era mais ver os personagens em um game do que a qualidade dos jogos em si, que nem sempre eram tão boas.

Seguindo esta minha lógica, talvez quem mais se divirta com The Dark Crystal: Age of Resistance Tactics sejam os jovens jogadores que curtem muito a série de TV.