Seus Problemas Acabaram!!!

0

Olha só eu de volta às resenhas delfianas de filmes, ainda que seja apenas por uma ocasião especial. Bem, o Corrales e o Rezek tinham compromissos inadiáveis para a data da cabine única desse filme, e para você, delfonauta, não ficar a ver navios, fui convidado a cobrí-lo, como nos velhos tempos. Voltar a escrever uma resenha de cinema para o DELFOS é como calçar um sapato velho (ou no meu caso, um tênis), confortável e gratificante. Bom, mas chega de divagações porque o assunto aqui é a nova produção da galera do Casseta & Planeta, intitulada Seus Problemas Acabaram.

Comparações com o filme anterior deles, A Taça do Mundo é Nossa são inevitáveis, por isso lá vai a minha impressão: Seus Problemas Acabaram é definitivamente melhor. No entanto, quem assistiu A Taça sabe que esse feito não era muito difícil de se conseguir. Muito se especulou sobre o porquê do fracasso comercial da primeira película dos cassetas. Foi mal por que era um filme passado num período (os anos 70) que a parcela jovem dos espectadores não conheceu e por isso eles não foram ao cinema? Ou por que eles investiram em novos personagens e quem esperava rever figuras conhecidas do programa de TV quebrou a cara? Eu prefiro pensar que foi um fiasco porque não tinha a menor graça, mesmo.

O novo filme sem dúvida mostra uma evolução, mas ainda não chegou lá, embora dessa vez eles tenham feito uma aposta mais segura. Sente só a trama: O advogado Botelho Pinto (Murilo Benício, engraçado) resolve processar as poderosas Organizações Tabajara porque um de seus miraculosos produtos deixou seu cliente (Bussunda) em maus lençóis.

O sujeito serviu de cobaia para o teste do Borogodol, um comprimido capaz de deixar qualquer homem, inclusive o mais feio, irresistível para a mulherada. E ele de fato funciona, mas acaba causando um efeito colateral, o personagem de Bussunda torna-se uma tentação também para os cachorros. Aí não dá! É processo na certa e o julgamento pára o país.

O filme é cheio de elementos e personagens já conhecidos do programa de TV. Fora as Organizações Tabajara, há ainda a presença de Fucker e Sucker (os policiais estadunidenses que são dublados), os caras da sauna gay e o Seu Creysson, entre outros. Claro, todos os cassetas interpretam mais de um papel. Mas o filme não é apenas um episódio esticado do programa. É uma trama com começo, meio e fim, e não apenas um bando de esquetes juntos.

No entanto, as piadas ainda são o problema. No estilão dos filmes dos irmãos Zucker e Jim Abrahams, as gags aparecem aos montes, sem muito tempo para descanso. O humor vai do bacana ao grosseiro em poucos segundos. Só que a esmagadora maioria das piadas não funciona. Aí, com a balança desfavorável, não tem como ficar satisfeito com um filme que se diz comédia, mas erra mais (e muito mais) do que acerta.

De positivo, só mesmo os efeitos visuais, que me pareceram terem sido feitos toscamente de propósito (dá uma sensação meio de desenho animado) e o corpão da Maria Paula, que interpreta a secretária stripper de Botelho Pinto. É pouco, não?

Se eles continuarem nesse ritmo, quem sabe no próximo filme (se houver) eles não acertam de vez? Pois esse Seus Problemas Acabaram eu só recomendo mesmo a quem é muito fã do Casseta & Planeta e a quem quiser conferir a última participação do Bussunda no cinema. Se não, é melhor deixar quieto.

Galeria

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorUma ode ao voto nulo
Próximo artigoBanners, equipe e etc.
Alfredo De la Mancha
Alfredo é um dragão nerd que sonha em mostrar para todos que dragões vermelhos também podem ser gente boa. Tentou entrar no DELFOS como colunista, mas quando tinha um de seus textos rejeitados, soltava fogo no escritório inteiro, causando grandes prejuízos. Resolveu, então, aproveitar sua aparência fofinha para se tornar o mascote oficial do site.
seus-problemas-acabaramPaís: Brasil<br> Ano: 2006<br> Gênero: Comédia<br> Duração: 80 minutos<br> Roteiro: Casseta & Planeta<br> Diretor: José Lavigne<br> Distribuidor: Europa Filmes<br>