Revendedora de jogos sacaneia compradores de Deus Ex: Human Revolution!

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Estou considerando sugerir ao Corrales uma nova seção para o especial “Top 5” do ano que vem: “Top 5: Os Maiores Pepinos da Indústria de Games de 2011”. Como todo delfonauta sabe, nós já sabemos do primeiro colocado e temos o fiasco de Duke Nukem Forever como provável segundo colocado. Para competir com ele, temos uma nova sacaneada no mundo dos games.

O jogo Deus Ex: Human Revolution começou a ser vendido nesta semana. O pacote feito para a versão de PC é bem interessante: a Square Enix está vendendo cada cópia com um cupom que permite o download gratuito do mesmo jogo pelo Onlive. Este cupom permite apenas um uso, ou seja, pode fazer o download apenas uma vez.

Até aí, tudo ótimo: a empresa divulga o serviço digital do Onlive, aumenta a venda de versões do PC e os jogadores saem ganhando, claro. Mas é lógico que as coisas não funcionam assim.

A revendedora GameStop, que tem mais de 4000 lojas espalhadas pelos Estados Unidos e é inclusive dona do influente site de notícias Game Informer, percebeu que esse cupom é uma ameaça para seu futuro fornecimento digital de jogos, que estará disponível a partir do ano que vem.

Certo, e o que ela fez? Ela simplesmente abriu as embalagens dos jogos de PC para Deus Ex: Human Revolution, tirou os códigos, vendeu pelo mesmo preço e não avisou nenhum consumidor sobre isso. Todos juntos agora, delfonauta: holy fuck!

Se o delfonauta lembra da minha posição sobre a atitude da empresa de relações públicas do Duke Nukem, deve imaginar que eu entendo a posição da GameStop de não querer ferir seus negócios. Entendo perfeitamente que ela não queira que esses códigos cheguem aos seus clientes. Mas agora a descontar no consumidor de maneira desonesta como essa, é simplesmente imperdoável. E amador.

Convenhamos, se você não quer perder seus clientes, você não cospe nas caras deles por sua empresa estar levando desvantagens comerciais. O consumidor não tem nada a ver com isso. O que é estranho, no entanto, é que na indústria dos games, parece que é comum o cliente ser prejudicado e as empresas não estarem nem aí com isso. Exemplos não faltam.

O que a GameStop poderia ter feito, então, já que ela não deve prejudicar seus clientes (vamos mais longe: o que ela fez é ilegal e, dependendo do seu humor, criminoso), mas tem todo direito de defender seus negócios? O site GameSpot (apesar dos nomes parecidos, não confunda, eles não têm nada a ver um com o outro) disse tudo, então vou resumir a opinião deles no próximo parágrafo.

A empresa, em primeiro lugar, poderia ter simplesmente decidido não vender as versões para PC. Ok, eles alegaram que a Square Enix também sacaneou e não avisou que estes códigos para downloads digitais seriam vendidos juntos com a cópia física. Mas então por que diabos eles tiveram tempo de tirar os códigos e agirem desonestamente com quem eles deveriam se preocupar? Aliás, ela fez isso e cancelou a venda, após essa crítica do GameSpot. Mas nisso vários clientes já tinham feito a compra e, mesmo com pedidos de desculpas do GameStop, isso é difícil de se engolir.

Eu não sei exatamente quem são essas pessoas que estão gerindo empresas no ramo de games, mas convenhamos, elas estão se mostrando incompetentes. Será que ninguém conseguiu explicar para o chefão que deu as ordens que isso iria ser negativo para a própria empresa? Por causa disso, o GameStop teve que engolir essa declaração da Square Enix:

“Como parte da versão de PC de Deus Ex: Human Revolution, a Square Enix incluiu um cupom third party. GameStop não foi avisado sobre esta inclusão e Square Enix respeita o direito da GameStop de dar a palavra final sobre os conteúdos dos produtos que ela venda e ajustá-los em ordem de entrarem em concordância com as suas políticas. Square Enix convida os jogadores que querem comprar a versão de PC de Deus Ex: Human Revolution sem nenhum cupom adicional a comprarem o jogo em uma das mais de 4000 lojas nos Estados Unidos ou fazer o download de uma cópia digital no www.gamestop.com.”

O descontentamento com o mundo do games anda alto aqui no Oráculo. Parece tão besta que uma simples forma de entretenimento que nem é tão importante assim dê tanta dor de cabeça para os consumidores, que querem apenas se divertir. Bem, onde tem dinheiro e competição demais, deve-se esperar por este tipo de coisa. Delfonauta, deixe suas opiniões e indignações nos comentários.

Curiosidade: o jogo digital comprado pelo serviço online custa U$ 50,00 (este permite acesso sempre que o jogador queira). O código que permite um download apenas e vem originalmente com a cópia física está sendo vendido por U$ 20,00 no Ebay.