PS Move da Sony acirra a briga por jogadores casuais

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Está rolando na Califórnia uma feira de games tremendona, a Game Developers Conference. E, como todos nós sabemos, é neste tipo de evento que as grandes produtoras botam as cartas na mesa e mostram todas as novidades legalzudas que a gente quer ter. =D

Pois bem, a Sony, sagaz que só, aproveitou o momento para enfim exibir ao mundo seu Playstation Move, novo controle sensível a movimentos para o Playstation 3, que conta com acelerômetros, giroscópios e todas estas coisinhas. Confira o visual do bagulho na galeria.

O resultado é aquilo que a gente já meio que esperava: o PS Move, com seu Subcontroller, é uma réplica aprimorada do Nunchuk e do Wiimote da Nintendo, com uma bizarra bolinha luminosa multicolorida na ponta (?!?).

Ou melhor: ele é a tentativa desesperada da Sony em buscar jogadores casuais para o PS3. Como todo mundo sabe (menos o Allan, que é casado), o grande triunfo do Wii é sua capacidade de agradar até quem não é fã de games, ou curte apenas uma diversão casual com os amigos.

Com isso, uma (nem tão) sutil divisão formou-se no mundo dos games: os jogadores casuais foram com a Nintendo, os mais hardcore foram com a Sony ou a Microsoft. E são estes jogadores casuais que estão enchendo os bolsos da Big N. Por isso, este público é o Graal das empresas, atualmente.

A Microsoft já anunciou há algum tempo seu Project Natal, visando abocanhar uma fatia deste público.

Como diferencial, a Sony deve usar outro periférico do videogame, a câmera PS Eye, para literalmente deixar cada game com a cara do jogador.

Eu não tive a sorte de estar de bobeira em São Francisco hoje para testar os jogos e tal, então não tenho muito a falar sobre isso. Mas, se quiser ler a opinião de alguém que testou na prática a novidade, clique aqui e aqui.

Aliás, a Sony já conta com várias empresas tremendonas desenvolvendo jogos para o novo controle: Square Enix, Konami, Electronic Arts, Ubisoft, Sega, Namco Bandai e Activision, só para citar as mais conhecidas.

Legalzão ou não, é fato que o que conta nesta briga é o timing. A Nintendo inovou na hora certa, e agora a concorrência vai dando seus pulos para satisfazer um público mais amplo. Eu, como gamer hardcore, não faço muita questão destas frescuras; jogo videogame sentado tranquilamente no meu sofá, mesmo.

Mas, como podemos perceber, foi-se o tempo em que os gamers hardcore é que moviam o mercado. =]

Tanto o Project Natal quanto o PS Move devem chegar às lojas ainda este ano.

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