Metallica manda polícia invadir casa de fã

0

Vamos dar um tempo na série “Metallica e pipi” e voltar à série anterior, “Como tratar os fãs que te deixaram milionário, estrelando Metallica“. A notícia abaixo foi originalmente divulgada em alemão, pelo Gulli, mas eu me baseei na versão em inglês apresentada pelo Ars Technica.

Um fã do Metallica teve sua casa invadida pela polícia. Acontece que o caboclo tinha feito um upload do Death Magnetic um dia antes do lançamento. Segundo o invadido, a polícia o encontrou porque o RapidShare deu o IP dele para a gravadora que, por sua vez, usou isso para obter todos os dados necessários e, a seguir, mandou os tiras lá (acho que nunca tinha escrito “tiras” antes). A lei alemã permite que detentores de direitos autorais entrem na justiça para identificar os meliantes que roubarem suas obras. O RapidShare não se manifestou a respeito.

Esse precedente está fazendo os usuários alemães se desesperarem, pois pode significar que o Metallica e as outras gravadoras podem começar a ir atrás do BitTorrent e de outros P2P. O Ars Technica inclusive prevê que, se continuar assim, as pessoas podem parar de fornecer conteúdo para sites mantidos por usuários, como o RapidShare ou até o Youtube.

É, amiguinho, se você for dividir algo via net, tenha certeza que é algo com direitos livres ou que os direitos são seus. Se não for possível, pelo menos certifique-se que não tenha nada a ver com o Lars Ulrich, ou o cara vai invadir sua casa e querer dividir sua esposa.

Galeria