L.A. Noire: estúdio que fez o jogo pode ir para o limbo

0

Quando você sonha em ser um redator de games, nunca passa pela sua cabeça que em quase metade do tempo você terá que escrever sobre intrigas, pilantragens e atitudes arrogantes da indústria dos games. Isso rende uma coluna humorística, ou até mesmo uma PD desanimadora sobre o mundo pós-moderno (esse termo só está aí pelo humor).

Qual é a intriga da vez, delfonauta? Parece que o estúdio Team Bondi pode fechar as portas, após ter lançado seu único jogo, o L.A. Noire, depois de oito anos de desenvolvimento.

A causa disso tudo começou quando o estúdio recebeu diversas acusações de funcionários que não receberam os devidos créditos no jogo e o pior de tudo é que a empresa foi acusada de maltratar e explorar os funcionários. Segundo o Kotaku, o próprio chefe do Team Bondi, Brendan McNamara, declarou que é normal que os funcionários “se matem” de trabalhar, porque “é assim que a indústria funciona”.

Por causa disso, a International Game Developers Association (Associação Internacional de Desenvolvedores de Jogos) começou investigações e o resultado é que hoje foi divulgado que o estúdio recebeu intervenção administrativa (quando o Estado toma posse administrativa da empresa privada). O Team Bondi ainda pode ser vendido, fundido ou reorganizado pelos administradores e, cá entre nós, uma empresa que teve um jogo lucrativo não vai sumir tão fácil assim.

O importante desta notícia é levantar mais uma vez a discussão sobre a exploração dos trabalhadores, sejam eles quem forem, já que isso não ocorre apenas na indústria de games, claro. Lógico que a postura arrogante desta indústria de entretenimento piora tudo e ainda tenta justificar algo errado, o que nos faz pensar em ainda mais uma coisa meio absurda: fazer produtos para outras pessoas se divertirem pode ser extremamente estressante e injusto. Que paradoxo, não?

O Kotaku US ainda colocou uma frase bacana de Owen Good, um dos chefes do site. Ele disse o seguinte: “hora-extra não é virtude. É falta de gerenciamento combinada com práticas abusivas de trabalho.” Aposto que os delfonautas adorariam que seus chefes lessem isso e pensassem a respeito. Desta vez eu não vou opinar muito, mas deixe sua opinião nos comentários! Podemos criar uma discussão interessante.