Delfos, Steve Ditko

A dica de documentário de hoje possui ligação direta com a estreia desta sub-sub-seção com Batman & Bill e na verdade acaba por ser uma dica do Corrales. Acontece que, numa conversa justamente sobre o doc que conta a vida de Bill Finger, ele mencionou que havia assistido um sobre Steve Ditko, o co-criador do Homem-Aranha e notória figura reclusa das HQs.

Me interessei e fui atrás de In Search of Steve Ditko. Trata-se de um documentário de 2007 da BBC com pouco menos de uma hora de duração. Nele, o apresentador Jonathan Ross fala de seu amor pelo artista, que criou o icônico visual do Escalador de Paredes, além de ter co-criado também o Doutor Estranho.

Acontece que Ditko teve uma desavença com Stan Lee sobre os rumos das histórias do Aranha e pediu o boné. Passou por outras editoras, como a DC e a Charlton e depois partiu de vez para o caminho independente. Ao mesmo tempo, se tornou um grande recluso. Ele não concede entrevistas, não tira fotos e não se permite ser filmado. Há pouquíssimas imagens conhecidas dele, e todas de décadas atrás.

Tudo isso é tratado no documentário, que também conta com depoimentos de artistas do porte de Alan Moore, Neil Gaiman e Mark Millar falando sobre o talento narrativo do desenhista e a enorme influência que ele causou sobre eles e na indústria em geral.

Delfos, Steve Ditko
O apresentador Jonathan Ross em frente a um painel com arte de Ditko.

Também esmiuça o que teria feito Ditko largar o Homem-Aranha quando ele estava se tornando o personagem mais popular da Marvel, e também o Doutor Estranho, que à época era um sucesso entre a comunidade hippie pelo seu visual lisérgico e viajandão (ironicamente, Steve era um cara de extrema direita que desprezava hippies).

Há também uma entrevista com ninguém menos que Stan Lee, onde o “The Man” pisa em ovos para dizer que considera sim Ditko co-criador do personagem, muito embora toda a ideia tenha vindo dele. O homem dá o braço a torcer, mesmo que claramente ele acredite que o Aranha foi uma criação apenas dele. É meio constrangedor de ver.

Por fim, o próprio Neil Gaiman acompanha Jonathan Ross até Nova Iorque atrás de um encontro cara a cara com o artista. Se rolou ou não, só assistindo mesmo ao documentário para saber.

In Search of Steve Ditko é curtinho e agradável, além de jogar um pouco mais de luz sob uma das figuras mais misteriosas (e fundamentais) dos quadrinhos modernos de super-heróis. Aproveite que Homem-Aranha: De Volta ao Lar está em cartaz e assista este documentário como um bem-vindo complemento.