Jogos de sobrevivência são como a vida real. Você é jogado sozinho no meio do nada e tem que dar um jeito de sobreviver até sofrer o inevitável beijo da morte. Já jogos de aventura, ao contrário da vida, costumam ter objetivos. Windbound se esforça em ser um jogo de sobrevivência com objetivos de aventura. Porém, apesar de a história ter capítulos e tudo, o núcleo da experiência é mesmo sobreviver.

WINDBOUND

Em Windbound, você deve coletar recursos da natureza e caçar para conseguir ingredientes para se manter vivo e avançar na história. A primeira coisa que você deve construir é um barco. A partir daí, o mundo se abre para você.

Cada capítulo tem um layout procedural. Usando seu barco, você deve explorar as ilhas até encontrar as torres. Escale as torres e você ganha uma chave. Junte três chaves, e a saída para o próximo capítulo se abre. Aí entra a aventura. Você deve explorar e escalar não apenas para coletar recursos, mas para avançar.

Windbound, Deep Silver, Delfos

Enquanto faz isso, no entanto, você vai constantemente ficando com fome. Então é necessário criar armas para caçar, fazer fogo, cortar árvores, quebrar pedras, etc. Todas suas ferramentas e armas têm durabilidade, então você sempre precisa ficar pegando coisinhas para construir as próximas. E isso é bem desafiador, pois seu inventário é extremamente limitado. Muitas vezes eu me via obrigado a comer uma suculenta carne assada mesmo sem estar com fome, porque precisava de espaço para carregar plantas.

Assim, não espere que, mesmo ele tendo um DNA de aventura, se assemelhe a Zelda. A coisa é fortemente inclinada para o lado da sobrevivência. O que separa Windbound de Conan Exiles, por exemplo, é que este é mais estruturado, mas a jogabilidade é bem naquele estilo.

NAVEGAÇÃO

Tudo que você consegue para progredir ou se manter vivo está nas ilhas, porém elas são bem distantes umas das outras, o que significa que a maior parte do seu tempo será passado no barco. Eu até passei a fazer coisas como fogo em cima do barco, ao invés de nas ilhas. Assim, eu podia deixar minha carne cozinhando durante os longos períodos de navegação, sem precisar ficar esperando elas ficarem prontas para progredir.

Windbound, Deep Silver, Delfos
Aquele raio azul significa uma chave ativada.

Há duas opções de dificuldade. A padrão é típica de um roguelike: morrer retorna ao início da história, apenas com alguns upgrades permanentes. A mais fácil reinicia do começo do capítulo e mantém seu inventário, mas você precisa construir o barco e encontrar as chaves de novo. O layout do mapa também é alterado quando você morre, mesmo no mais fácil.

Assim, perder uma vida, na melhor das hipóteses, envolve voltar um capítulo inteiro, o que eu considero uma tremenda perda de tempo. É difícil para mim entender porque alguém escolheria voltar do começo da história ao morrer. Mas fico feliz que a desenvolvedora não nos obrigou a engolir isso, dando uma opção que, embora também seja punitiva, pelo menos é não é tão punitiva.

PROBLEMAS TÉCNICOS

Eu encontrei alguns problemas técnicos relativamente graves nos meus testes. O pior deles foi que meu barco simplesmente sumiu durante a navegação, no meio do nada. Eu não tinha stamina suficiente para nadar até uma ilha e construir outro barco, então foi praticamente uma pena de morte. Acabei fechando o jogo à força e restaurei meu save. Mas é claro, o save é manual, e é pensado para ser usado apenas quando você for parar de jogar, pois só dá para recarregá-lo saindo do jogo. O único autosave existente aqui é quando você morre, justamente para evitar que você recupere seu progresso através de um load. Eu considero isso um approach agressivo e inacessível, então não me agrada. Mas, até aí, Windbound não é um jogo feito para mim.

Windbound, Deep Silver, Delfos

Embora eu goste muito de jogos de aventura, sobrevivência e roguelikes não me apetecem. É claro que essas características sempre se sobressaem sobre quaisquer outras influências.

Dito isso, eu não achei o jogo ruim. Pelo contrário, ele me pareceu um dos jogos de sobrevivência mais legais que eu joguei nos últimos anos. Não é o suficiente para me fazer de fato gostar do gênero, mas se você já curte jogos assim, eu diria que vale a pena experimentar Windbound.