Se você acabou de adquirir um monitor/TV ultraHD e quer impressionar os amigos e a si mesmo com a mais alta tecnologia gamer, esta lista foi feita para você. Este foi o ano de siglas como 4K, HDR e fps (quadros por segundo, em inglês), mas ainda são poucos os jogos que conseguem combinar tudo isso em um único pacote. Aqui estão 10 jogos de 2017 com visual de cair o queixo, com seus aspectos técnicos detalhados em cada uma de suas versões.

Assassin’s Creed Origins

Este talvez seja o lançamento mais impressionante do ano. O visual do jogo é artisticamente rico e cheio de cores, tornando o Egito antigo muito mais do que um deserto monocromático. Poucas coisas são mais empolgantes do que observar todo o Egito do topo de uma pirâmide.

Assassin's Creed Origins, Provação de Anubis, Delfos
Assassin’s Creed Origins permite enxergar muito longe.

No PC, é possível rodar em 4K nativo e 60fps. Nos consoles roda no máximo a 30fps e com resolução dinâmica que vai de 1440p a 1800p, dependendo do console de sua escolha. Mas não se engane, qualquer versão do jogo que você escolher vai impressionar.

Destiny 2

É impossível jogar Destiny 2 e não ficar boquiaberto. A Bungie é perita em fazer cenários de ficção científica de encher os olhos e esta continuação é o aperfeiçoamento de tudo que já era bom no jogo original, e isso inclui os gráficos.

Destiny 2, Delfos
Explosões deixam tudo melhor.

Fãs das siglas técnicas podem ficar bem felizes por aqui, pois Destiny 2 pode rodar em 4K/60fps e com suporte para HDR nos PCs mais parrudos. Nos consoles, a taxa de quadros é travada nos 30fps, e a resolução é dinâmica, podendo chegar até os 4K no Xbox One X. A Bungie lançou um patch com o objetivo de liberar HDR no PS4, mas aqui a função não foi ativada. Estamos esperando, Bungie!

Resident Evil VII

A longeva série da Capcom parece ter finalmente voltado ao gosto dos jogadores com seu retorno ao terror. O visual de Resident Evil VII impressiona mais pelos detalhes do que pelo design. Coisas como iluminação e expressões faciais dos personagens provavelmente serão mais lembrados do que sua resolução.

Resident Evil 7, Delfos
Não aguenta, bebe leite. Hum… leite…

Ainda assim, há boas notícias mesmo neste aspecto, pois Resident Evil VII é capaz de rodar a 4K no PS4 Pro, no Xbox One X e no PC, todas elas travadas em 60fps. A melhor forma de viver a experiência, no entanto, é em realidade virtual. Os gráficos no PS VR perdem bastante da definição cristalina de suas outras versões, mas ganham muito em imersão e, principalmente, em sustos.

Outlast 2

O jogo de terror da Red Barrels é bem escuro, mas nos raros momentos com luz, traz um visual que beira o fotorrealista. Não é o jogo mais bonito dessa lista – afinal, cenários paradisíacos não combinam com terror – mas é um dos mais impressionantes para quem gosta do gênero. Inclusive, em matéria de fotorrealismo, ganha até do seu primo mais rico, Resident Evil VII. 

Os cenários de Outlast 2 impressionam!

Outlast 2 é mais um que roda em 4K / 60fps no PC, mas a novidade é que ele também roda com estas especificações no Xbox One X. Já no PS4 Pro, a resolução fica limitada a 1440p.

Horizon: Zero Dawn

Apesar de ser um exclusivo de PS4, atualmente a família de consoles com menor poder gráfico, Horizon: Zero Dawn é capaz de impressionar até o mais calejado dos gamers. Ele esbanja cores, tem um design criativo e um mundo que é simplesmente um prazer de explorar, graças ao seu visual deveras aprazível.

Horizon Zero Dawn, Delfos
É difícil jogar Horizon sem babar no visual.

Horizon: Zero Dawn roda em 4k com suporte a HDR no PS4 Pro, mas mesmo em um PS4 padrão, ele é nada menos do que lindo.

Forza Motorsport 7

Forza Motorsport 7 saiu com suporte para Xbox One X antes mesmo de o console chegar às lojas gringas. Fãs de automobilismo com gráficos realistas vão fazer a festa por aqui, pois um desavisado que passe olhando para a TV pode achar que você está simplesmente assistindo a uma corrida. E sim, ele é real a este ponto.

Forza Motorsport 7, Delfos
Dirigir na chuva é bem mais divertido nos games do que na vida real.

Forza 7 também deve ser o único jogo dessa lista que roda redondo em qualquer plataforma: prepare-se para 4K/ HDR / 60fps tanto no Xbox One X quanto no PC. Mas não se preocupe, mesmo no Xbox One padrão, ele ainda é bonitão.

Star Wars Battlefront II

Provavelmente este é o jogo mais polêmico do ano, mas vamos deixar as polêmicas de lado por hoje. Star Wars Battlefront II é, sem dúvida, a melhor representação que o universo de Star Wars já teve fora do cinema. De personagens conhecidos, como Darth Vader e Luke Skywalker, até os novos criados para o jogo, tudo aqui se encaixaria perfeitamente em qualquer filme da série.

Star Wars Battlefront II, Delfos
Lando admirando um Walker.

Ele também é de deixar qualquer fã de alta tecnologia feliz, pois é capaz de rodar a 4K / 60fps e HDR tanto no Xbox One X quanto no PC. No PS4 Pro ele fica um pouco abaixo, rodando a 1440p.

Terra-Média: Sombras da Guerra

E já que estamos falando das grandes séries de fantasia do cinema, nada mais justo do que comentarmos Terra Média: Sombras da Guerra. Assim como Battlefront, este faz um excelente trabalho ao reproduzir cenários, roupas e todo o visual dos filmes do Peter Jackson. Artisticamente, não foca tanto no fotorrealismo quanto Battlefront, com um visual mais típico de videogame, mas ainda assim consegue ser belo e autêntico.

Sombras da Guerra, Shadow of War, Delfos
Até o Balrog ficou de boca aberta com o visual de Sombras da Guerra.

Tecnicamente, nos consoles, ele é um pouco mais complicado. Assim como já é comum nos PCs, as versões de console dão opções ao jogador, que pode escolher favorecer resolução ou qualidade. Se você escolher resolução, o Xbox One X consegue chegar até 4K, enquanto o PS4 Pro atinge, em média, 1620p. Ambas as versões rodam a 30fps. Por outro lado, se você é proprietário de um PC monstruoso, pode curtir o jogo com as especificações máximas: 4K / HDR / 60fps.

Uncharted: The Lost Legacy

Esta série exclusiva do console da Sony sempre foi conhecida por sua beleza. Você pode dizer que qualquer representante da série seria ainda mais bonito no PC, e estaria certo. Infelizmente, isso parece uma possibilidade no mínimo distante no momento.

Uncharted, Delfos
Agora essa duplinha vai se meter em altas confusões do barulho.

Ainda assim, seria errado ignorar nesta lista o Uncharted de 2017, que é recheado de momentos nos quais você simplesmente para de jogar para admirar as vistas. O fato de ele rodar macio no PS4 Pro, em 4K / HDR e 60fps ajuda a torná-lo ainda mais impressionante.

Wolfenstein II: The New Colossus

Muito foi falado sobre o shooter da Bethesda, especialmente sobre sua história, que aborda temas espinhosos como racismo com personagens muito bem desenvolvidos. Não dá para negar, no entanto, que ele é visualmente um jogo impressionante, tanto artisticamente quanto tecnicamente.

Wolfenstein II, The New Colossus, Delfos
Pausa para admirar o cenário.

Em todas as suas versões, Wolfenstein II foca em entregar 60fps, embora nos consoles às vezes fique um pouco abaixo disso. A resolução é dinâmica, chegando no máximo a 1440p no PS4 Pro, mas atingindo 4K no Xbox One X. No PC, é claro, é possível rodar a 4K / 60fps desde que você tenha uma máquina suficientemente poderosa.

Que outros jogos impressionaram você em 2017? Divida suas opiniões com a gente aí embaixo.