Existe uma diferença enorme entre um jogo e um simulador de corrida. F1 2018 é o décimo lançamento da franquia da Codemasters e se encaixa nesta segunda categoria. Ou seja, o objetivo dele é oferecer uma experiência realista, próxima das corridas de Fórmula 1.

Para aproveitar melhor o que ele propõe, não tem jeito, é necessário ter muito interesse em automobilismo. O universo da Fórmula 1 é complexo, cheio de regras, tradições, equipes e milhares de nomenclaturas específicas. Por exemplo: você sabe dizer o que é telemetria? Ou ainda, que o halo daqui não tem nada a ver com o do nosso querido Master Chief?

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Este negócio que atrapalha a sua visão no meio é um halo. No mundo real, ele salva vidas!

As respostas para essas e outras perguntas têm de estar na ponta da língua para entender F1 2018. O jogo é raiz, 100% baseado nas regras da Fórmula 1, com os mesmos pilotos, carros e pistas deste ano.

Por outro lado, ele também é altamente customizável. Para quem chega de paraquedas na série (como foi o meu caso, aliás), é possível tornar a experiência mais acessível. Mas antes de falar disso, vamos às novidades deste lançamento!

F1 2018: entenda o que mudou

Com F1 2017, a Codemasters concluiu que os fãs não aprovaram o modo Carreira daquela versão. Afinal, os dados mostram que muitos dos jogadores desistiram no meio dela! Por isso, desta vez, o modo Carreira está simples e direto ao ponto.

O começo é igual. Você cria seu piloto e escolhe a sua equipe. Depois, começa a campanha para ganhar corridas e melhorar a sua reputação. Conforme atinge metas da sua equipe e ganha pontos de recurso, pode melhorar o carro naquela skill tree, igual a RPGs.

F1 2018: piloto desiste da corrida
Ferrari, McLaren, Red Bull, etc.: cada uma com expectativas diferentes para a sua performance, e eu frustrei todas elas.

A sequência de cada circuito do modo Carreira é de três treinos livres, uma volta de classificação e o campeonato. Quem quiser, pode pular qualquer etapa e ir direto à corrida. Claro, nesse caso, a largada será na última posição.

A principal novidade do modo Carreira, na verdade, é também a mais curiosa. Ao final de cada semana, seu piloto é entrevistado por uma jornalista. Ela faz perguntas sobre a sua performance e suas respostas impactam diretamente na sua reputação e no desenvolvimento do carro.

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Este é o momento para escolher respostas sensatas, ou esculhambar de vez e culpar os outros pelos erros que cometeu durante a corrida.

F1 2018: muitas opções para chegar a 300 km/h

Os outros modos de jogo voltam sem muitas novidades. Os fãs da Fórmula 1 vão se interessar, principalmente, pelos carros clássicos disponíveis em alguns deles. Voltam todos os que estavam presentes em F1 2017 e chegam seis dos anos 70 e 80, como Lotus 72D (1972 ) e a Ferrari 312 T2 (1976).

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Não há como negar: os carros clássicos da Fórmula 1 são bonitões!

Grande Prêmio é um campeonato extenso, sem as interrupções de carreira, com muitas corridas e voltas. Pode ser jogado com carros clássicos ou modernos. Aqui e no modo campeonato, você joga como um dos pilotos que competem na temporada de 2018, como Vettel e Hamilton.

Campeonatos têm diversas opções dentro dele. Há o torneio mais tradicional de vencer uma corrida e seguir para a próxima (o Campeonato Oficial de 2018 da Fórmula 1). Tem também o campeonato clássico, de Sprint, de Dobradinhas, cada um com regras específicas (alguns têm carros modernos e outros, clássicos).

O modo Multiplayer (foi mal, eu não consigo me referir a ele em português) possui três opções: classificada, sem classificação e campeonato online. Você pode selecionar o jogo de acordo com a região (inclusive América do Sul).

Por fim, temos Tomada de Tempo e o Evento. O primeiro é aquele modo comum em jogos de corrida onde você compete com seu fantasma. O segundo traz uma prova com condições específicas alteradas pela desenvolvedora. No Xbox One, o loading dele é lento.

O gameplay de Fórmula 1

Jogo de corrida deve ter velocidade e ultrapassagem. F1 2018 está cheio disso, mas a experiência de jogá-lo é muito diferente do que você está acostumado se nunca jogou a franquia.

Como F1 2018 é um simulador, as regras da Fórmula 1 têm de ser respeitadas. Cortar curvas, fazer ultrapassagens não permitidas ou colisões propositais têm consequências. O jogador é punido com perda de tempo e até sua equipe dá uma bronca em você.

A propósito, aqui vale abrir um parêntese sobre o trabalho de dublagem e localização. Além das atuações serem muito boas, há falas engraçadíssimas.

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Além de escolher a estratégia com sua equipe, ela interage com você. Em uma corrida, pelo rádio: “a equipe não está nada contente com a sua interpretação criativa das curvas”.

De volta à jogabilidade, vale reforçar o quanto o seu controle é limitado. Em F1 2018, o jogador realmente “sente” o peso do carro. Não dá para fazer uma curva sem diminuir bastante a velocidade.

Desta forma, jogar F1 2018 é buscar fazer o melhor tempo a cada volta, com velocidades altíssimas de 300 km/h. Nas curvas, o foco é diminuir e cumpri-las com cuidado e respeito ao adversário. Usar os freios e trocar as marchas nos momentos certos também é primordial.

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O editor de imagens permite fotografar os seus melhores ou piores momentos.

Agora, compare isso com Mario Kart, uma das franquias de corrida que mais gosto. Nas curvas, o importante é derrapar e mexer o direcional como um delinqüente de um lado para o outro até soltar o turbo. Claro, são propostas bem diferentes, para públicos diferentes.

F1 2018 quer ser jogado por um piloto profissional, que age com cautela, estratégia e racionalidade. Este definitivamente não sou eu, que estou acostumado a ver curvas como oportunidades de turbo e o fair play como algo para os fracos.

Por outro lado, se a sensação simulada por F1 2018 é aparentemente bem próxima da real, embora eu não tenha nenhuma experiência de corrida fora dos games.

F1 2018: personalize a experiência que quiser

Esta franquia tem 10 jogos e fãs apaixonados, mas a Codemasters oferece opções de personalização para potenciais novos jogadores.

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Você pode optar por ver o carro de longe, da perspectiva do piloto ou em opções que são um meio termo disso. Os gráficos nos dias ensolarados ficam lindões!

O nível de customização é absurdo. O jogador pode escolher se será auxiliado com setas indicadoras do percurso e de quando frear para curvas. Não quer trocar marchas? Sem problemas! Quer se preocupar só com acelerar e diminuir a velocidade? Também é possível.

Alguns modos, como em campeonatos, possuem nível de dificuldade (fácil, médio e difícil). Você pode criar várias campanhas no modo carreira também.

A conclusão sobre as configurações é clara. Quanto mais simplificadas forem as suas configurações, mais o jogo segurará a sua mão. Quanto menos for, mais próximo você estará de ser um piloto profissional da Fórmula 1.

F1 2018: não é para mim, mas e para você?

Uma vez, conheci um cara que jogava apenas simuladores de corrida como a série F1. Ele não gostava de videogame, mas era fissurado pelo automobilismo.

O sujeito tinha toda a parafernália para jogar. Volante, fones de ouvido, câmbio, acelerador, embreagem e até uma poltrona estilizada. Ele realmente gostava disso e a graça da experiência era aproximá-la ainda mais do real com todos estes acessórios.

A questão é: o jogo foi criado para ser jogado desta forma e rende muito melhor desse jeito. Inclusive, se eu tivesse todo este equipamento, provavelmente iria me divertir muito mais.

F1 2018 é um jogo para fãs do esporte e da série. O limite criativo do jogo é sempre o mundo real da Fórmula 1. Se isso é empolgante para você, vá sem medo. E, depois, mande algumas dicas de como usar melhor o sistema DRS, por favor.