Na geração passada, a Microsoft falhou consideravelmente no seu relacionamento com o cliente, fazendo um console que era, sinceramente, uma porcaria não confiável. No entanto, ela vem recuperando consideravelmente a boa fé dos fãs valorizando bastante seus clientes, muito mais do que a concorrência.
Verdade, os exclusivos do PS4, neste momento, estão mais interessantes. Mas a parte de relacionamento da Xbox Live anda muito melhor. Já falei bastante aqui da retrocompatibilidade, e do quanto eu gosto dela. Graças a ela, assinantes da Live Gold ganham acesso a quatro jogos por mês, todos jogáveis no Xbox One. Enquanto isso, a Sony divulga que a Plus vai parar de dar acesso a jogos de PS3 e Vita sem aumentar os jogos disponíveis para PS4.
Mas o motivo que quero destacar hoje é outro, e se você tem um Xbox One, já deve ter percebido. Vira e mexe, tem uma mensagem na caixa postal do console. E, vira e mexe, são coisas legais. Por exemplo, por eu ter jogado Halo 5 e Forza Horizon 3, eu ganhei um DLC do carro de Halo para o Forza.
MAS FICA AINDA MAIS LEGAL
Isso já é legal, mas a Live dá brindes muito mais interessantes e inesperados. Por exemplo, pouco depois de eu ter jogado Gears of War 4, recebi uma mensagem com códigos de brinde para os quatro jogos lançados para Xbox 360. E, graças à retrocompatibilidade, poderia jogá-los no próprio Xbox One.
Em outro caso, por eu ter jogado Quantum Break, recebi de graça códigos para os dois Alan Wake, produzidos pela mesma Remedy para o Xbox 360. E, também neste caso, eles são jogáveis no Xbox One.
Em outro caso, eu assisti a um vídeo da Microsoft no Mixer e, por causa disso, recebi de brinde o Rare Replay completo. Caso você não saiba do que se trata, é uma coleção com quase todos os jogos desenvolvidos pela Rare, desde a época do Atari até o Xbox 360, passando por clássicos do Nintendinho e do Nintendo 64.
Todos estes jogos não são simplesmente um acesso enquanto eu for assinante da Gold. Eles foram creditados na minha conta, e são de fato meus.
Sabendo dessa tradição de brindes, escolhi assistir à apresentação da Microsoft na E3 2018 no próprio Mixer. Fiz questão de logar com a minha conta da Live. Não sabia de prêmio nenhum, mas vai que rola, né? É algo que assistiria de qualquer jeito, então por que não assistir no próprio Mixer?
O PRÊMIO SURPRESA
Pois esta semana recebi uma mensagem da Live dizendo que, por ter assistido à apresentação da E3 no Mixer, eles me deram uma pré-compra de Outer Wilds. Estamos falando de um jogo que nem data de lançamento anunciada tem, mas ele foi enviado para mim apenas por eu ter assistido a um vídeo que assistiria de qualquer jeito.
E de fato, a página do jogo na loja diz que eu o comprei. A mensagem que recebi diz que receberei uma nova mensagem quando ele estiver disponível para jogar. Isso deve demorar um pouco, mas, ei, foi uma bela surpresa. Eu estou tão condicionado com estas surpresas bacanas da Live que sempre que vejo uma nova mensagem na minha caixa postal do Xbox One, já vou esperando um brindezinho bacana.
Não dá para negar, o PS4 tem mais exclusivos a serem lançados no futuro próximo, o que torna o console um excelente lugar para fãs de games. Você pode dizer que esta generosidade toda se deve ao fato de o Xbox One ser consideravelmente menos popular, e provavelmente estaria certo. Ainda assim, em matéria de valorização do cliente, a Microsoft vem dando um banho na Sony.