Especial Shrek – Shrek 2

0

Finalmente chega aos cinemas a segunda parte do filme que teve a honra de abocanhar o primeiro Oscar de animação da história. E conseguiu isso justamente tirando sarro da principal fonte de inspiração das animações.

Em Shrek 2, como você já deve saber, vemos o nosso casal de ogros preferido indo conhecer os progenitores de Fiona que, desnecessário dizer, não ficam exatamente satisfeitos com a aparência do casal.

Tudo que fez a primeira parte de Shrek entrar para a história já aparece logo nos primeiros minutos da continuação, que retratam a lua de mel dos pombinhos recém-casados. E dá-lhe tirações de sarro (homenagens?) a diversos elementos da cultura pop. Nada escapa. Desde o filme O Senhor dos Anéis ao jogo Street Fighter. E essa é inclusive uma das maiores diversões do filme: procurar por citações.

Claro que, enquanto algumas são óbvias, como o beijo de ponta-cabeça homenageando o filme Homem-Aranha, outras (a maioria) exigem mais atenção, como as diversas caligrafias presentes no diário de Fiona (referência a O Iluminado). Para sacar todas as citações, você não só precisa de uma concentração sobre-humana (principalmente aos detalhes), mas também de um tremendo repertório de cultura pop. Era muito comum na sessão que assisti, apenas uma pessoa rir de determinada cena enquanto os outros se olhavam pensando: “Que cara chato!”. Arrisco dizer que, se você tiver uma cultura ilimitada (o que é meio impossível, mas beleza), você não vai parar de rir, pois as referências vêm em dezenas por minuto.

E enquanto esse é um dos principais aspectos positivos de Shrek 2, é também seu principal ponto fraco, pois ao concentrar suas piadas em referências a outras obras, o filme pode parece chato para alguém com menos repertório.

Mas apesar disso, existem piadas mais tradicionais (embora sejam minoria), concentrando sua graça nos próprios personagens. Aliás, se a primeira parte já contava com um dos personagens mais divertidos da história dos desenhos (o Burro), aqui um novo personagem divertidíssimo se junta à turma: o temível e sedutor Gato de Botas.

Essa dupla é uma das mais engraçadas que conheço, colocando no chinelo outras duplas clássicas como Timão e Pumba (de O Rei Leão). Aliás, o Burro, dublado na versão original por Eddie Murphy, continua como um grande destaque. Sempre achei Eddie Murphy um cara muito chato e talvez seja por isso que se deu tão bem com o bichinho de quatro patas, que tem na chatice seu principal charme. É incrível como um personagem tão chato pode ser ao mesmo tempo cativante e divertido. É impossível não gostar do Burro.

Outra inovação genial em Shrek 2 é a idéia dos roteiristas de colocarem dois clássicos personagens dos contos de fadas como vilões: a Fada Madrinha e o Príncipe Encantado que, na verdade, é um príncipe que se chama Encantado. Simplesmente hilário.

Um dos meus maiores medos antes de assistir ao filme residia no fato de que boa parte da imprensa dizia que a imagem estava ainda melhor. Explico: uma coisa que me assusta em desenhos criados por computação gráfica é a possibilidade de eles ficarem reais demais. Considero o maior charme dos desenhos justamente a sua possibilidade lúdica, a sua “realidade própria” onde, por exemplo, o Patolino pode levar um tiro à queima roupa em seu rosto, perder seu bico e simplesmente reencaixá-lo sem que isso pareça a tremenda violência que na verdade é. Porém, se você tem o mesmo medo que eu, não precisa se preocupar. Shrek 2 está realmente muito melhor visualmente, sem abrir mão do visual cartunesco. Apenas está mais detalhado, com sombras melhores e maiores imperfeições nos personagens. Afinal, ninguém acredita em um personagem com a pele lisa e brilhante, concorda? Fica muito mais real com pintas, pelos, sujeiras e coisas do tipo e é apenas nisso que a Dreamworks melhorou sua parte gráfica, mantendo o design dos personagens usado no primeiro filme.

Shrek 2 já se tornou, merecidamente, a animação mais lucrativa da história batendo o também fantástico Procurando Nemo. Se você quer desenhos bonitinhos e meigos, fique com os representantes da Disney. Se você quer apenas dar umas boas risadas, vá agora assistir Shrek 2. E não saia do cinema quando os créditos começarem a subir, ou você vai perder uma cena muito legal.

E amanhã, encerrando o especial Shrek: Shrek 2, o jogo de PC.