Bioshock Infinite: infos sobre chefão final

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A turminha do Joystiq conversou com Ken Levine, diretor de criação da Irrational Games, e o papo rendeu.

Basicamente, o que o Joystiq queria saber era se a o povo da Irrational sabia quão decepcionante foi o duelo final de Bioshock.

Em Bioshock 1, a luta final era terrível. Não somos bons nisso, então falamos que não íamos mais fazer. Mas daí acabamos voltando atrás. Na real, o chefe final de Bioshock 1 era Andrew Ryan“, conta Ken.

Não poderia concordar mais com isso, e inclusive dei esta mesma opinião na minha resenha de Bioshock. Tudo que vem depois do Andrew Ryan é, na melhor das hipóteses, filler e, na pior, um saco. =D

Mas e aí, como os chefões serão em Bioshock Infinite? “Temos que ficar na nossa praia. Não somos Shadow of the Colossus. Aqueles caras são gênios para isso. Eu sei que seria uma oportunidade perdida se não fizéssemos nada com o antagonista Songbird, mas os jogadores podem esperar algo mais próximo da resolução com Andrew Ryan“.

Tem muitos jeitos de fazer isso. Não estou dizendo que vai ser igualzinho, mas tem outras formas de resolver um conflito do que pular na cabeça dele três vezes, como fizemos com o Atlas. O conceito de chefão é mais sobre contexto emocional, resolução e satisfação do jogador. Andrew Ryan foi um chefão. Eu acho que você se sentiu tão satisfeito ou tocado emocionalmente quanto se fosse uma luta. Espero que até mais. Então vamos resolver a história do Songbird, mas vamos fazer isso na nossa praia“.

Falando por mim, sim. O encontro com Andrew Ryan em Bioshock 1 é um dos melhores momentos da história dos games na minha opinião e é algo que deve ser vivenciado por qualquer fã de games e de filosofia.

Que bom que eles não estão cedendo à pressão de colocar chefes. Uncharted 2 se rendeu a isso e também colocou uma pequena mácula em uma experiência quase perfeita. Como Ken falou, nem todos têm o talento para fazer um Shadow of the Colossus. Outros criadores são bons em fazer experiências mais cinematográficas ou emocionais, como é o caso de Uncharted ou Bioshock. E, se você é bom nisso, porque se esforçar para fazer algo que não vai sair bom?

Bioshock Infinite. Eu quero! *___*