BGS 2016: Metal Gear Survive continua decepcionante

0

Além de muitos jogos divertidos, nós pudemos conferir um pequeno hands-off de Metal Gear Survive, o spin-off da franquia que já nasceu sendo criticado. Bem, eu até esperava que a apresentação da BGS trouxesse algo novo para me fazer mudar de opinião, mas não foi o caso.

Não foi mostrada praticamente nenhuma informação nova a respeito do jogo. Além de mostrar o trailer já lançado, não tivemos nada realmente relevante, então o report de agora acaba sendo o mesmo do anúncio inicial: jogo focado no co-op, queacontece após Metal Gear Solid: GroundZeroes, onde existirá, além de classes distintas de personagens, a possibilidade de customização de armas, bem como a incorporação de elementos de stealth. Ah, e também teremos pseudo-zumbis cristalizados.

Abaixo está o trailer, para que você possa conferir tudo com seus próprios olhos.

Pois é, eu continuo achando que isso vai ser uma bomba. Eu nem reclamo dos zumbis cristalizados, pois é o tipo de coisa que poderia funcionar se feito pelas mãos certas, mas me incomoda ver como eles ignoraram solenemente o que fez a série ser o que é hoje. E, mesmo com tão pouca informação, eu consigo te mostrar o porquê.

Vamos recapitular: os heróis profundos saem de jogada para dar lugar a soldados sem personalidade próprios de jogos multiplayer; os vilões icônicos passam a ser substituídos por pseudozumbis genéricos e sem carisma; localizações épicas como Shadow Moses, Big Shell e as florestas soviéticas dão lugar a um deserto aleatório de um wormhole qualquer…

Conseguiu ver? Poderia ser qualquer coisa, menos um jogo da série Metal Gear. Ignorar as bases que fizeram o game ser tão aclamado é um verdadeiro tiro no pé. Eu entendo que um spin-off seja, por si só, uma boa chance de revitalizar uma série já desgastada, mas não acho inteligente deixar praticamente tudo de lado e fingir que está começando do zero – ainda mais sabendo de todos os problemas que envolveram a Konami e o criador da série, Hideo Kojima.

Uma frase, porém, me marcou ao fim da apresentação. Foi dito que Metal Gear Survive é um jogo feito para mostrar que a Konami ainda está viva no mercado de consoles. Torço para estar bastante errado, mas se as suspeitas se confirmarem e o jogo for realmente ruim, acho melhor a Konami voltar para o mercado de pachinko e de mobile.