BGS 2016: jogamos uma demo secreta de Resident Evil VII

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Essa por pouco não pegamos. Na BGS 2016, tinha uma demo de Resident Evil VII aberta para todo mundo, mas era o mesmo que já está disponível no PS4.

Através de uma verdadeira investigação jornalística, descobrimos que tinha um demo exclusivo para a imprensa que precisava ser agendado. Apesar de já ser tarde quando descobrimos isso, conseguimos testar o demo. E sabe de uma coisa? Ele me lembrou bastante o Outlast.

O demo, que desta vez faz parte do jogo final, é um flashback, uma fita encontrada pelo protagonista ainda não revelado. Nele, você é colocado no papel de uma mulher sendo perseguida por outra mulher. O objetivo é claro: não seja pego.

Ao contrário de jogos como Outlast ou Alien Isolation, sua desafeta aqui anda sempre pelo mesmo caminho, então se esconder dela é uma questão de tentativa e erro. Ao longo da perseguição, você pega um item que deve ser usado em outro lugar. Aliás, não apenas usado, mas colocado em uma posição específica.

Após o demo, conversamos com Fábio Santana, da Capcom, onde pudemos tirar algumas dúvidas. Minha primeira pergunta foi aquilo que todo mundo quer saber: vamos ter os personagens clássicos, como Chris, Leon, Jill?

A resposta não foi tão clara como gostaríamos, mas é claro que podemos especular. Ele disse que o jogo é canônico e acontece após os eventos mostrados em Resident Evil VI. Isso significa que todos os personagens que conhecemos existem neste mundo. Minha especulação diante disso é que, mesmo que o protagonista seja inédito, ele vai encontrar os velhos conhecidos em alguns momentos da história. Claro que nada impede que o protagonista seja alguém conhecido. Eu apostaria na Rebecca Chambers.

Apesar de todos os demos já divulgados não terem combate, Fábio nos garantiu que o jogo final terá combates com armas de fogo, mas que, na tradição dos antigos, a munição será limitada. As famosas ervas também estarão de volta.

Algo interessante do jogo são os colecionáveis. Trata-se de fitas que, ao serem encontradas, poderão ser jogadas para revelar mais da história ou dar dicas de como solucionar puzzles, como aquela lareira que está na demo aberta. É bem melhor algo assim do que simplesmente ficar coletando peninhas ou algo do tipo, mas é batata que isso vai levar ao famoso troféu Pokemon, de “tem que pegar todos”.

Resident Evil VII até o momento não está parecendo um retorno aos jogos clássicos. É, sim, um retorno ao survival horror, mas a jogabilidade, o clima e a própria história dão a ele cara de uma IP totalmente nova. Vamos ver como vai ficar o jogo final, que sai em 24 de janeiro de 2017 para PC, PS4 e Xbox One. Eu estou bem curioso.