Aquecimento Oscar: Curiosidades

0

Amanhã é o grande dia! Estou falando do Oscar, obviamente, não da festa popular brasileira. E para esquentarmos os tamborins, alguns fatos curiosos sobre a premiação.

Começamos com o número de vezes que uma mesma pessoa levou para casa o careca dourado. Walt Disney é o artista mais premiado em toda a história do Oscar, com 22 estatuetas em diferentes categorias, além de quatro prêmios honorários.

Katharine Hepburn, com quatro estatuetas, é até hoje a campeã no quesito melhor atriz principal. Já a atriz Meryl Streep este ano quebrou o próprio recorde de indicações, sendo indicada pela 15ª vez para receber um Oscar. Ela o levou para casa duas vezes. Entre os homens, Jack Nicholson é o recordista de estatuetas no quesito atuação, com três no total.

Woody Allen conseguiu em 1978, com o filme Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, o que só Orson Welles tinha conseguido: ser indicado nas categorias de ator, diretor e roteiro. Mas na noite da premiação ele preferiu ir tocar o clarinete com sua banda de jazz.

Esses são alguns dos grandes nomes que jamais receberam o Oscar: Alfred Hitchcock, D.W. Griffith, Charles Chaplin, Greta Garbo, Buster Keaton… Com o passar do tempo, a Academia inventou o Oscar de honra para reparar algumas dessas omissões.

Em 1978, o filme Momento de Decisão foi indicado em onze categorias. Não ganhou nenhuma. A mesma situação aconteceu com A Cor Púrpura, de Steven Spielberg, em 1986. E eu tenho uma suspeita que isso possa acontecer de novo esse ano, com O Curioso Caso de Benjamin Button que, nesse caso, foi indicado em 13 categorias.

Se você não está curando ressaca, quer no estilo amador – bebendo Bloody Mary no café da manhã – ou no estilo profissa da arte carnavalesca – que eu não conheço, porque sempre fui amadora – você é do tipo que vai ficar em casa domingo à noite. E você não vai ficar assistindo desfile de escola de samba pela televisão, não é? Salve a cultura nacional, mas carnaval não é para ser assistido. Carnaval tem que ser sentido, experimentado. Ou você está dentro, ou não está.

Então, para os que ficam de fora da maior festa da cultura nacional, nada melhor do que acompanhar os resultados do maior evento de cinema do mundo. Direto da Califórnia, nos EUA, eu vou transmitir os resultados da premiação, em tempo real aqui, no DELFOS, a partir das 22hs, horário de Brasília. Vejo você lá!

Galeria