Aquecimento Oscar: Quem diabos é o Oscar?

0

Enquanto vocês aí no Brasil esquentam os tamborins, na cidade dos Anjos, Los Angeles, o Oscar já começou! Algumas ruas em torno do teatro Kodak, onde acontece a cerimônia, ficam fechadas à noite durante toda a semana, quando os preparativos para o 81º edição dos prêmios acontecem. Uma bagunça total no trânsito para proporcionar a maior festa de Hollywood!

E apesar dos hollywoodianos também terem tido dificuldades para manter a aparência, no meio da crise econômica que assola o país, o show não pode parar. Afinal, estima-se que a premiação traz, todo ano, em torno de 130 milhões de dólares para a cidade, e ninguém acha que esse ano vá ser diferente.

Aqui no DELFOS, vamos publicar algumas matérias dedicadas a entender essa premiação. Quem é essa tal de Academia? Quem pode votar? Como é feita a votação? E quem é o tal do Oscar?

Vou começar pelo fim. Vamos esclarecer logo a última dúvida. Aquilo que nós chamamos de Oscar é na verdade um apelido dado à estatueta que a “Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América” (doravante, a Academia) oferece àqueles que mais se destacaram no cinema durante o ano anterior, em até 25 categorias como ator, atriz, diretor e por aí vai. Apesar de a origem do apelido não ser muito clara, a Academia aceita a versão mais popular e conhecida para o nome dado ao careca dourado, que é aquela que concede a autoria dele à secretária-executiva da Academia, Margareth Herrick. Na época trabalhando como bibliotecária da Academia, dizem que, ao vê-lo, Margareth comentou que a pequena estátua parecia muito com seu tio Oscar, comparação ouvida por um jornalista presente no momento, que a publicou em seu jornal. Desde então, em 1939, o nome pegou.

Na verdade, formalmente o nome do sujeito é “Prêmio de Mérito da Academia”. A estatueta tem 35 cm de altura e pesa quase quatro quilogramas, é feita de estanho folheado a ouro de catorze quilates, em forma de um cavaleiro segurando uma espada sobre um pedestal no formato de um rolo de filme. Seu valor real é de cerca 200 dólares, mas o valor de um Oscar pode ser faraônico. Num leilão, nos anos 90, a estatueta que a atriz inglesa Vivien Leigh ganhou em 1940, como melhor atriz pelo filme …E o vento levou, foi arrematada por 562 mil dólares. E pensar que o salário da atriz por sua Scarlett foi de meros 25 mil dólares!

Galeria