A Toda Prova

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Pouco tempo atrás, estávamos resenhando aqui no DELFOS o excelente Contágio, possivelmente a melhor obra do cineasta Steven Soderbergh. Hoje, alguns míseros meses depois um novo filme do cineasta mais prolífico da atualidade chega aos cinemas. E veja só, é um filme de ação.

Claro, “ação” para o Soderbergh é mais ou menos como terror para o Lars Von Trier. Ou seja, esqueça a diversão descompromissada e as fanfarronices típicas do gênero, pois o que temos aqui está bem longe do que estamos acostumados a classificar como tal.

A lutadora de MMA Gina Carano é uma agente enviada em uma missão secreta. Logo, porém, ela vai descobrir que sua organização está tentando matá-la e, a partir daí, começa um grande jogo de gato e rato, onde a gata é o rato e o Ewan McGregor é um gato. Acho que isso soou meio mal…

Porém, o negócio é muito menos frenético do que você pode imaginar, muito por conta da narrativa característica do Soderbergh. As cenas de porrada, por exemplo, são muito bem coreografadas, mas os planos estranhos escolhidos pelo diretor detraem da experiência, cortando cabeças ou focalizando em paredes ao invés dos sopapos.

Toda a parte técnica, em especial a fotografia e a trilha sonora, são reminiscentes (não é a mesma coisa que remanescentes, hein? =P) da estética dos filmes de ação dos anos 70. Manja aquelas músicas funkeadas levadas por baixo e instrumentos de sopro? É por aí. E funciona bem.

Aliás, Soderbergh aqui presta homenagem aos mesmos filmes que o Tarantino fez carreira chupinhando. Porém, enquanto Tarantino pega essa estética e linguagem e a entrega de forma ágil e moderna, Steven parece ser limitado por ela. O resultado é um filme datado, que realmente parece ter sido feito nos anos 70, levando assim as qualidades da época, mas também os defeitos.

Embora tenha um jeitão mais diferente do conjunto da obra do nosso amigo, não chega a ser tão diferente assim para ser irreconhecível. Pelo contrário, A Toda Prova é daqueles filmes nos quais é possível ver a mão do diretor o tempo todo. Assim, se você gosta do Soderbergh, é bem provável que goste desse aqui. Caso contrário, não é este que vai te transformar em um fã do cara.