Steep

0

Na nossa cobertura da BGS 2016, eu fiz um breve preview de Steep, jogo de esportes na neve da Ubisoft.

No artigo em questão, constatei que ele não era muito intuitivo. Lembro bem de tentar usar a wingsuit, cair de cara no chão e depois não conseguir pular de novo. No jogo final, as coisas continuam dessa forma. Ao escolher a wingsuit e se mover, o personagem pula, não interessa aonde esteja. Para conseguir pular de novo, é necessário escolher a roupinha no menu novamente. Esta falta de algo tão simples quanto um botão de pulo acaba dando a tônica de Steep, mesmo no jogo final.

O que temos aqui não é acessível. Apesar de um tutorial até bem longo, boa parte das técnicas você vai pegando na tentativa e erro. Por exemplo, quando estiver de paraglider, para subir, você precisa estar perto da montanha. O jogo não explica isso.

Outra coisa que ele não explica é que todas as atividades de snowboard podem ser feitas com esqui também. Quando você escolhe uma delas no mapa, é teleportado para o local do evento, já equipado de forma apropriada. E eu passei várias horas procurando por uma atividade qualquer que fosse de esqui, e só depois de um bom tempo descobri que podia simplesmente ativar o esqui no menu e fazer as provas de snowboard com eles. Na prática, é exatamente a mesma coisa, mas o esqui tem um visual mais legal.

Steep tem qualidades. O visual é incrível. Os detalhes da neve, e as marcas deixadas pelo jogador nela são sensacionais. O design de som é caprichado e dá realmente a sensação de estar nos belíssimos lugares em que o jogo acontece. Há músicas também, mas elas tocam pouco e em volume baixo, sendo assim quase irrelevantes.

Outra coisa que impressiona é a total ausência de loadings. Uma vez que você esteja no jogo, pode se teleportar instantaneamente para qualquer base ou atividade do mapa. Não há tempo de carregamento para iniciar nem para reiniciar os esportes, é tudo imediato.

QUATRO ESPORTES

Por outro lado, não demora para você ver tudo o que há de disponível. Há apenas quatro esportes, sendo que dois deles (esqui e snowboard) são iguais. Os outros dois são paraglider e wingsuit. As provas são corridas de checkpoints, ou então exigem que você faça acrobacias ou corra riscos para pontuar. Apesar de ter sempre outros NPCs fazendo as provas com você, os objetivos são pré-definidos. Você não precisa chegar em primeiro para ganhar a medalha de ouro, apenas chegar em menos tempo do que o estabelecido.

Há também algumas atividades à parte, como as “histórias da montanha”, que envolvem seguir um NPC enquanto ouve uma narração, ou então chegar a pontos específicos do mapa.

Conforme joga, você vai ganhando XP, o que abre novas opções de customização e novas atividades. A forma mais rápida de abrir atividades, no entanto, é explorando e encontrando bases, que costumam sempre ter uma ou duas provas próximas. O lado ruim é quando você precisa subir ou chegar a um lugar andando. O personagem é simplesmente lento demais, tornando estes momentos um suplício. Nessas horas você vai torcer para que a Ubisoft lembrasse que não é obrigatório que todo AAA seja mundo aberto.

Uma curiosidade é que quase tudo que estava aberto no meu jogo tinha a classificação hard. A quantidade de mediums era bem menor, e easy então, era raríssimo. E as hards realmente são hards. Basicamente, você começa a prova e já cai de cabeça no chão, tendo que começar de novo. As outras são mais facilmente jogáveis, mas você vai precisar buscar com vontade para encontrá-las no mapa.

As provas até são bacanas, mas não são muito variáveis. Ou você está numa prancha fazendo acrobacias e passando por checkpoints ou está voando tentando se manter no ar. Falta variedade.

Apesar de ser um jogo AAA, vendido a preço cheio, talvez fosse mais fácil recomendar Steep se ele fosse um título feito para download e precificado de acordo, como Trials of the Blood Dragon. Claro que, se este fosse o caso, ele não seria tão absurdamente bonito quanto é, teria uma cara mais de baixo orçamento.

Outra forma de Steep ser mais recomendável é se ele tivesse mais esportes. Realmente, quatro é muito pouco. Até o antigo e clássico California Games tinha mais modalidades.

Penso em jogos como Star Wars Battlefront, que foram criticados por terem pouca coisa para fazer, mesmo tendo mais de uma dezena de modos de jogo.

Steep, assim como o jogo mais recente de Star Wars, também é visualmente belíssimo, mas limitado em seu escopo. Talvez valha a pena pegar em uma promoção daqui a alguns meses, mas a preço cheio, só se você for muito fã de esportes na neve e não se incomodar de ver tudo que o jogo oferece em uma tarde.

Galeria