Tudo Acontece em Elizabethtown

0

Estava meio ansioso para assistir Tudo Acontece em Elizabethtown. Isso porque é um filme de Cameron Crowe, o mesmo sujeito que fez Singles, Jerry Maguire, Quase Famosos e Vanilla Sky, todos eles muito bacanas. Duas horas de projeção depois, saio da sala de exibição meio triste. Não, a película não é deprê, minha tristeza é resultado de decepção mesmo.

Não que o filme seja ruim, ele é perfeitamente assistível, mas comparado às obras citadas acima, está bem abaixo da média de qualidade do diretor.

Drew Baylor (Orlando “finalmente pararam de me escalar apenas para épicos como Cruzada” Bloom) é um projetista de sapatos que gastou oito anos de sua vida num projeto mirabolante de tênis. Acontece que o calçado é um fiasco e a companhia para a qual trabalha perde cerca de 1 bilhão de dólares! E mais, seu chefe (Alec Baldwin, o melhor ator do mundo segundo o protagonista de Team America) o obriga a dar uma entrevista assumindo toda a responsabilidade sozinho. A fatídica matéria será publicada dentro de uma semana e, quando acontecer, será o fim da carreira de Drew.

Desolado, o rapaz pensa em cometer suicídio, porém, seu pai morre antes dele e nosso protagonista tem que prorrogar seus planos para tratar do funeral de seu velho, que faleceu durante uma visita a parentes em Elizabethtown, uma cidadezinha de Kentucky. Durante sua ida, conhece a aeromoça Claire (Kirsten Dunst, a Mary Jane dos filmes do Homem-Aranha) que, num típico clichê cinematográfico, irá mudar sua vida e ajudá-lo neste momento tão difícil.

O grande problema desse filme é sua indecisão entre se assumir como um drama, uma comédia ou um romance. Claro, Jerry Maguire misturou todos esses elementos com sucesso, mas dessa vez Crowe não consegue repetir a fórmula, resultando em diversos momentos irregulares.

Porém, vou dizer que mesmo um filme mais-ou-menos de Cameron Crowe vale bem mais do que muita coisa com críticas mais favoráveis que circulam por aí. Dentre os méritos da película, estão o roteiro bem construído (mesmo que sua execução tenha sido falha), com diálogos espertos e o relacionamento entre Drew e Claire, mais de amizade do que de paixão propriamente dita, fugindo do convencional. Ainda que isso não se mantenha até o final. Uma pena, por sinal, já que esse quesito faria o filme subir muitos pontos.

E quanto à atuação, você me pergunta? Bem, Orlando “por que vocês do DELFOS não me deixam em paz?” Bloom está mais à vontade como protagonista e segura bem o filme, ainda que dê umas “desarmadas” em alguns momentos. Mais um pouco de estudos e logo, logo o rapaz vai estar no ponto. Kirsten Dunst constrói uma personagem carismática, mas também apresenta alguns momentos irregulares. Mas a parte das atuações realmente não chega a comprometer a obra.

O que me deu a impressão foi que Cameron Crowe estava sem paixão quando rodou este filme. Fica parecendo que faltou tesão mesmo. Há um certo distanciamento entre a história e o público que não permite uma maior identificação dos espectadores com o que é mostrado. Então não vai ser nenhum espanto se a reação da platéia a este filme for morna e nada mais.

Bom, acho que com isso tudo, o que quero dizer é, a não ser que você seja um fã xiita da obra de Cameron Crowe, este filme não vale seu suado dinheirinho. Se você estiver a fim de torrá-lo mesmo assim, o DELFOS aceita doações… Ou então alugue os outros filmes de Crowe e assista numa tarde. Será um programa muito mais satisfatório.

Galeria

Galeria

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorHabana Blues
Próximo artigoCão de Briga
Alfredo De la Mancha
Alfredo é um dragão nerd que sonha em mostrar para todos que dragões vermelhos também podem ser gente boa. Tentou entrar no DELFOS como colunista, mas quando tinha um de seus textos rejeitados, soltava fogo no escritório inteiro, causando grandes prejuízos. Resolveu, então, aproveitar sua aparência fofinha para se tornar o mascote oficial do site.
tudo-acontece-em-elizabethtownPaís: EUA<br> Ano: 2005<br> Gênero: Dramédia Romântica<br> Duração: 123 minutos<br> Roteiro: Cameron Crowe<br> Diretor: Cameron Crowe<br>