Tarja Turunen é demitida do Nightwish!

0

Neste último final de semana, uma verdadeira bomba se abateu sobre o cenário metálico, quando a página oficial do Nightwish divulgou que a cultuada vocalista Tarja Turunen fora demitida logo após um show da banda em Helsinque (na Finlândia – terra natal dos caras).

A grande ironia é que essa apresentação (a última da bem sucedida turnê do álbum Once que passou pelo Brasil duas vezes, a primeira no ano passado e a segunda há algumas semanas no festival Live ´n´ Louder) foi registrada para a gravação de um DVD que já batizado de The End of an Era e, obviamente, após a demissão, ganhou um novo significado pois foi a última apresentação da banda com a formação “clássica” após 9 anos de um casamento bem sucedido (e rentável, diga-se) entre Tarja e os demais integrantes.

Essa notícia, apesar de chocante para os fãs mais fiéis, não era tão inesperada visto que essa divisão interna na banda era bem visível, especialmente se pegarmos entrevistas recentes que os músicos deram para veículos nacionais. Em uma dessas entrevistas, há cerca de 2 anos, a vocalista se mostrava insatisfeita com o Nightwish e dizia claramente que seu futuro no grupo era incerto, pois pretendia se focar apenas em sua carreira como cantora lírica, longe dos palcos de shows de Heavy Metal.

Na carta de demissão entregue à Tarja e aberta ao público em geral, o tecladista e líder dos finlandeses, Tuomas Holopainen, acusa a “musa” de se importar atualmente apenas com a fama e o dinheiro e de ter mudado muito após o casamento com o argentino Marcelo Cabuli (sobrou até pro cara). A gota d´água na história teria sido durante um vôo para Toronto, onde Tarja disse que poderia sair da banda a hora que bem entendesse. Leia a carta na íntegra e em inglês aqui.

Ainda complementando a nota e em uma notícia bem, digamos, precipitada, o tecladista, em uma entrevista hoje para a STT (agência de notícias da Finlândia), disse que lançará um livro em maio de 2006 onde contará todos os fatores que levaram a banda a tomar essa decisão (o que nos leva a refletir desde quando esse livro já estava sendo escrito – e o mesmo pode ser dito sobre o título do vindouro DVD). Na mesma entrevista, Tuomas confirmou que o objetivo do Nightwish é seguir em frente e eles já estão preparando todo o processo de substituição da carismática vocalista, o que não será fácil para os fãs e a mídia.

A vocalista, por outro lado, se pronunciou através de um fã site, onde disse estar chocada pela forma como as coisas foram feitas e disse estar muito triste como tudo chegou à imprensa, sem que ao menos ela tivesse a oportunidade de se despedir dos fãs.

Parece que os finlandeses têm uma tendência um pouco mórbida em abrir o coração nesses momentos delicados onde tudo deveria ser resolvido internamente na banda. Não vejo necessidade de uma divulgação tão aberta da demissão de Tarja, pelo menos não nesse momento. Enfim, vamos ver o que ocorre nas próximas semanas e qual será o futuro dos atuais queridinhos da mídia. Será que a banda sobrevive a esse baque?

Galeria

Galeria