Shigeru Miyamoto pode estar se aposentando! Ou não!

0

Hoje pela manhã, o GameSpot e vários sites publicaram a informação de que Shigeru Miyamoto estaria se aposentando de seu cargo atual (diretor da maior e mais importante divisão da Nintendo, a Nintendo Entertainment Analysis and Development) para se dedicar exclusivamente a alguns projetos novos, que não deveriam demorar mais do que cinco anos de desenvolvimento e que poderiam ser apresentados até o final de 2012.

Essa informação fez com que as ações da Nintendo caíssem 2%, mas pouco tempo depois um porta-voz da companhia informou à agência de notícias Reuters que as declarações de Miyamoto foram mal interpretadas.

A informação original de que Miyamoto estaria se aposentando foi publicada no Wired, e aqui vão alguns trechos dela:

“No escritório, eu tenho declarado recentemente: ‘eu vou me aposentar, eu vou me aposentar’. Não estou dizendo que vou parar de desenvolver games, apenas que vou sair da posição em que estou agora.

O que eu realmente quero fazer é estar à frente do desenvolvimento do jogo novamente. Provavelmente trabalhar em um projeto menor com desenvolvedores jovens. Ou talvez eu esteja interessado em fazer algo sozinho. Algo bem pequeno.”

A parte que me deixou com a pulga atrás da orelha foi esta aqui, após ele dizer que fica confortável em deixar de supervisionar as equipes que cuidam de Mario e Zelda:

“Estou dizendo isso porque tenho uma relação sólida com os times. Fui capaz de incentivar os desenvolvedores dentro da Nintendo a serem capazes de criarem algo como isso ou aquilo.”

Há pouco tempo, Miyamoto declarou que não se considera um bom chefe, porque ele é extremamente exigente quanto a novas ideias. Ele inclusive deu um exemplo de que a batalha original contra o Bowser em Super Mario 64, na qual Mario precisava pegar o vilão pela cauda e rodopiá-lo, havia sido descartada por ele, mas o time se esforçou e conseguiu terminar o trabalho de maneira satisfatória. Vale lembrar também que a Nintendo vem tendo vários problemas, como a fraca recepção do 3DS, e que Miyamoto não cria algo realmente novo desde Pikmin.

Como Miyamoto não fala inglês, pode sim ter ocorrido algum problema de comunicação, mas eu acho que a vontade do criador de se afastar um pouco da direção e criar games mais “autorais” é verdadeira. E, em minha opinião, acho que isso seria bastante positivo, pelo menos para nós, gamers. Para a Nintendo, é necessário que ela consiga alguém de expressão para futuramente ocupar o cargo de Miyamoto.

Delfonauta, não deixe de comentar! Seria legal ver Miyamoto deixando a posição de chefão e ter projetos novos dele?