Projeto Live Anywhere deve revolucionar os games multi plataforma

0

Se o Cérebro Google planeja dominar o mundo, a Microsoft planeja dominar o mundo virtual. Ao menos é o que parece, com a impressionante demonstração do projeto Live Anywhere.

Aí você se pergunta: “o que diabos é o projeto Live Anywhere?”. A palavra que melhor o define seria convergência. O projeto não é de hoje, mas agora é que suas reais utilidades estão sendo desbravadas.

Na prática, o projeto seria a evolução do conceito “game multi plataforma”. Ao invés de ter um jogo para cada plataforma, você teria apenas UM jogo para várias plataformas.

Já pensou em como isso pode ser legal? Você joga o game “x” no seu X360 em casa, salva seu progresso na Live. Mais tarde, baixa seus dados pelo celular (compatível com o Windows 7) para continuar jogando no ônibus/metrô. E depois, acessa a Live no PC do escritório e continua jogando de onde parou! A jogatina nunca acaba! =D

Durante o TechEd Middle East, o pintudo vice-presidente de tecnologia da Microsoft, Eric Rudder, demonstrou na prática o Live Anywhere com um protótipo (bem tosquinho, aliás) de game do Indiana Jones. Neste sistema, 90% do código-base do jogo é igual, por isso ele pode rodar em plataformas tão distintas.

Os outros 10% são utilizados para adequar-se a diferentes maneiras de se jogar. No console, joga-se com o controle; no celular com a tecnologia touch screen e os acelerômetros; e nos PCs com os bons e velhos teclado e mouse.

Ou seja, o cara transferiu pela internet os dados do seu jogo e demonstrou ali, em tempo real, a mudança de plataforma acontecendo sem interferir na continuidade do game.

Se minha explicação não ficou muito clara, o site do jornal O Globo tem um vídeo tosco da demonstração.

Ainda não há previsão para o projeto ser comercializado. Há todo um processo de aprimoramentos e adequação de valores antes que o Live Anywhere possa ser utilizado por nós, reles mortais, por um motivo muito simples: nos EUA, um jogo de celular não custa mais do que 10 dólares. Um game de PC chega às prateleiras custando em média 50 pratas. E, um lançamento pintudo de XBox 360 não sai por menos de 60 verdinhas.

Quanto custará um game que pode ser jogado simultaneamente nas três plataformas?

Se transferirmos os valores para o nosso querido país e seus impostos, eu sinceramente tenho medo de saber o resultado dessa conta… o.O

Mesmo assim, pretendo estar vivo para ver o Live Anywhere rodando. =D

E você, o que achou da novidade?

Galeria