O Sétimo Filho

0

O sétimo filho é um tema do folclore de vários países, que atribui ao pivete com seis irmãos mais velhos alguns dons especiais. Desde criança, eu conhecia a versão brasileira, que diz que o sétimo filho se torna um lobisomem. Mas aqui do lado, na Argentina, o sétimo filho ou filha vira afilhado do presidente. E isso não é folclore, acontece mesmo. Que puxa.

Já para ganhar poderes mágicos na Irlanda é um pouco mais difícil. Lá você precisa ser o sétimo filho de um sétimo filho, o que lhe daria poderes de cura. Este conceito já foi abordado por uma certa banda de heavy metal que você provavelmente conhece.

HERE THEY STAND, BROTHERS THEM ALL

O Sétimo Filho, o filme, está mais próximo desse conceito do que da versão canina brasileira, mas não o segue à risca.

Aqui conhecemos um caçador de coisas sobrenaturais interpretado por Jeff Bridges. Para seguir esta carreira, tradicionalmente você precisa ser o sétimo filho de um sétimo filho. Após ter seu aprendiz assassinado, ele vai atrás de outro para substituí-lo, e acaba escolhendo Tom Ward (Ben Barnes). O problema é que o tempo é curto.

Acontece que a lua de sangue está próxima, fenômeno que acontece uma vez por século e que aumenta os poderes das criaturas das trevas. Aí entra a bruxa Malkin (Julianne Moore), que quer se tornar a rainha do mundo. Nosso herói agora vai ter que treinar o pivete para destruir todo o exército da bruxa. E para isso terá apenas uma semana.

Tivesse saído durante minha infância ou adolescência, devo dizer que eu teria adorado O Sétimo Filho. Porém, naquela época quase não se faziam filmes de fantasia, e todo filme que tinha a palavra “dragão” no título era, decepcionantemente, um filme de artes marciais.

Este foi um grande trauma da minha infância, pois eu via que um filme chamado O Grande Dragão Branco ia estrear, mas ao invés de ele falar sobre uma criatura mágica que solta fogo pelas ventas e voa, o longa tinha apenas o Van Damme sem camisa batendo em outros caras também sem camisa.

BORN THE HEALER, THE SEVENTH, HIS TIME

Com a falta de filmes de fantasia, acabei começando a ouvir bandas de metal, justamente por elas abordarem tanto esse tipo de tema. Porém, depois de mais de uma década como um headbanger, acabei enjoando de dragões, unicórnios, arco-íris e outras coisas igualmente machas.

O universo não é desprovido de ironia, no entanto. Afinal, com o sucesso de séries como O Senhor dos Anéis e Harry Potter, a fantasia voltou com tudo para o cinema.

E dentro do gênero, O Sétimo Filho é um filme legal. Tem um visual bem caprichado, por exemplo. Tem um monte de personagens aqui que se transformam em outras coisas e todas as transformações são bem legais de ver. A Julianne Moore, por exemplo, vira um dragão. E o mais engraçado é que ela vira um dragão com cabelinhos vermelhos. Hum… Julianne Moore com dragão frito…

As cenas de ação também são bem legais e muito bem coreografadas. A hora que os heróis lutam contra um ogro é especialmente divertida, ainda que não seja a mais épica – título que cabe, claro, à batalha final.

Ô-Ô-Ô-Ô-Ô-Ô-ÔÔÔ!

Do lado negativo, as atuações deixam a desejar. Ninguém está realmente bem, mas o Jeff Bridges é um destaque negativo, especialmente porque ele parece estar o filme todo com uma batata quente na boca. Talvez ele quisesse imitar o Sean Connery, vai saber.

Ainda assim, este é um filme focado no público jovem, que não deve se importar tanto com a qualidade dos tespianos. E como tal, faz sua função e diverte bastante. Se você gosta do gênero fantasia, vale uma assistida.

CURIOSIDADES:

– Todos os intertítulos desta resenha são baseados em algo bastante famoso entre delfianos e delfonautas. O negócio é tão famoso que dessa vez o primeiro que falar nos comentários de onde são as frases sequer vai ganhar um high five telepático. Mas ainda assim, quero ver quem ganha, hein?

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorGolpe Duplo
Próximo artigoPara Sempre Alice
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
o-setimo-filhoPaís: EUA / Reino Unido / Canadá / China<br> Ano: 2014<br> Gênero: Fantasia<br> Duração: 102 minutos<br> Roteiro: Charles Leavitt e Steven Knight<br> Elenco: Ben Barnes, Julianne Moore e Jeff Bridges.<br> Diretor: Sergei Bodrov<br> Distribuidor: Universal<br>