O que rolou na Comic-Con – Parte 1

0

Em 1970, Shel Dorf fundou a convenção de quadrinhos de San Diego fazendo, assim, a grande alegria geral de toda a comunidade nerd. O evento ainda existe e atende pela abreviação de Comic-Con, dura quatro dias e atrai para si milhares de pessoas todos os anos – geralmente no verão californiano. Mas a tímida e adorável criança de Shel Dorf cresceu e se tornou, digamos, uma bela jovem, de sorriso cativante, olhar acolhedor, cabelos dourados e seios salientes. Uhn… Então, a Comic-Con é hoje a maior convenção da categoria na terra do Tio Sam, e o que originalmente exibia apenas atrações relativas a filmes e quadrinhos expandiu consideravelmente. Hoje, tem em suas atrações principais séries televisivas, animações, cinema, DVDs, videogames, colecionáveis e, óbvio, quadrinhos! Para se ter uma idéia da dimensão e popularidade dessa feira, ela teve, no ano passado, um número estimado em 104 mil assistentes individuais circulando alegremente por seus arredores.

Se o crescimento estava dentro das ambições do Nerd Máster ainda é um mistério, mas a questão é que sua feira se tornou um evento impressionante e não poderia deixar de fazer uma breve aparição aqui no DELFOS. Neste ano, a Comic-Con teve a sua estréia aberta ao público no dia 20 desse mês e estou aqui, com certo atraso, para fazer um resumo dividido em partes sobre algumas das mais interessantes novidades que pintaram por lá.

Neil Gaiman, baby!

Minha alegria, no momento em que escrevo essa notícia é equivalente ao sentimento que aflorou em mim há alguns anos, quando ouvi pela primeira vez os rumores de que a turma do Mestre Tolkien poderia fazer a sua aparição nas telas de cinema. A Paramount se pronunciou nesta Comic-Con e eis que trouxe Gaiman junto! Filmes, delfonauta, filmes! Filmes foram confirmados! Hell, yeah! Delire comigo lendo as novidades envolvendo o pai de Sandman aí embaixo:

Coraline: Previsto para 2008, este stop-motion baseado no estranho livro infantil homônimo terá Henry Sleick (O Estranho Mundo de Jack) como responsável. Acho que veremos algo ao melhor estilo de Tim Burton por aí.

Belas Maldições: O projeto ainda está em seus primeiros estágios de desenvolvimento, mas ao menos está devidamente confirmado. E com a escalação do Monty Python Terry Gilliam.

Beowulf: A animação sobre o mito clássico chega aos cinemas estadunidenses em 22 de novembro de 2007. Será usada a mesma tecnologia vista em O Expresso Polar e contará com as vozes da bela Angelina Jolie, Crispin Glover e Bob Hoskins. Neil Gaiman referiu-se à animação como sendo “uma esquisita e alegremente violenta adaptação da lenda de Beowulf”. Curioso? Eu também!

Deuses Americanos: Foram muitos os estúdios que abordaram o escritor demonstrando grande interesse em adaptar seu livro para as telonas. Certamente, os fãs cairiam em um pranto feliz de puro êxtase ao ver alguma migalha que confirmasse a transição da obra mais fascinante de Gaiman, mas até aqui não temos quase nada. O problema é que a questão “como nós o faríamos?” sempre surge acompanhada da resposta “não tenho a menor idéia, pombas!”. Bem, de um jeito ou de outro, foi mencionado durante a aparição do escritor num painel da Paramount, então temos que nos manter otimistas… né?

Sandman: Seria mesmo possível? Mesmo a idéia de uma adaptação desta magnitude não seria tão fantasiosa quanto o quadrinho em si? Seria o mundo um lugar, assim, tão mágico? Aparentemente, ninguém sabe. Disse o escritor que preferiria que nenhum filme sobre Sandman fosse feito a ver sua obra transformada em um filme meia-boca. Estou com ele, mas os dedos ainda estão cruzados.

Morte: Não se pode fazer um filme sobre todos os Perpétuos, mas é possível brincar com a idéia de um filme sobre a adorável Morte. Por enquanto, é apenas uma idéia e está aquecendo nos bastidores. Ainda assim, já existe “um script que parece agradar a todo mundo” e, segundo Neil, a possibilidade “ainda não está morta”.

É certo que 2007 será um ano cheio para o aclamado escritor britânico. E se tudo seguir como planejado, a próxima Comic-Con será recheada de boas surpresas para nós!

Do Xbox para os quadrinhos

Halo também fez a sua aparição em um painel da Comic-Con e, para a surpresa geral, não era uma apresentação do novo jogo da série, mas de uma HQ! A Marvel e a Bungie estão juntando forças para a produção do gibi mensal que terá seu lançamento no verão de 2007. Até o presente momento, tudo é uma grande incógnita e quase nada foi revelado. Contudo, o editor chefe da Marvel, Joe Quesada, garantiu que quando o roteirista e o desenhista forem anunciados, muitos queixos vão despencar.

Embora a Bungie ainda não tenha divulgado uma data para o lançamento do último jogo da trilogia, é provável que a HQ seja lançada após a chegada de Halo 3 às prateleiras, já que um gibi mensal seria uma ótima maneira de manter a franquia em alta.

Por enquanto, tudo o que nos resta é especular, pois nem mesmo a presença do Master Chief foi confirmada. Pessoalmente, acho que Halo está um tanto quanto longe dos padrões da Marvel, mas é esperar para ver. Você não adora quando uma notícia como essa é jogada para a imprensa com uma estratégica ausência de informações? Pois é. Eu também não.

Lost – conspirações reais?

Certo, admito, não há absolutamente nada de relevante nessa, assim chamada, notícia, mas eu simplesmente tinha que escrevê-la! Feche os olhos e tente visualizar comigo um stand para Lost neste Comic-Con. Feito? Agora pense nos co-criadores/produtores executivos Damon Lindelof, Bryan Burk e Carlton Cuse respondendo às perguntas padrões a respeito da terceira temporada. Conseguiu? Ótimo! Agora imagine uma pequena (e divertida) peça teatral acontecendo ao vivo, fazendo com que a coletiva seja terrivelmente interrompida por uma mulher manifestando-se aos berros quanto à fundação Hanso. Ela revela, em uma feroz declaração, que a fundação Hanso não é ficcional, mas sim uma organização real de “procedimentos empresariais corruptos”, e que Lost a está apoiando. Eventualmente, após muita agitação, a moça foi convidada a dar no pé pelos seguranças do evento. Então, caro delfonauta, eu me pergunto: o que eles estão tentando esconder?

Apenas uma nota paralela e igualmente relevante: quando questionados sobre quais as teorias mais intrigantes que teriam ouvido, Carlton Cuse respondeu que era uma em que toda a história estaria tomando forma na cabeça do cachorro, Vincent. O ator Jorge Garcia, também presente, respondeu que a teoria mais estranha era uma em que Hurley era o bebê já crescido de Claire e estava vivendo na ilha à frente do tempo real. Conclusão: Lost acentua a loucura das mentes ociosas, e Vincent é um cãozinho esperto pra cachorro.

Venom

O mostrengo, eterno inimigo do Homem-Aranha e vilão favorito da grande maioria dos fãs (eu inclusive) fez a sua aparição no painel do aracnídeo durante o evento, comprovando de uma vez por todas os rumores que vinham rolando na internet desde antes de Homem-Aranha 3 ser oficialmente anunciado: Venom vai aparecer no terceiro filme do Aranha, dividindo o papel de vilão com o Homem-Areia. E não, segundo o site IGN, Harry Osborn não vai surgir como o novo Duende Verde e nem como Duende Macabro. Mas quem se importa? Viva o simbionte. Ah, sim, não foi esclarecido quem é o Duende que aparece no trailer com aquele uniforme parecido com o do Rocket Racer. Quem será?

Comentando o Homem de Ferro

Apesar de o design final ainda não estar definido, parece que enfim algo substancial ficou estabelecido: a armadura usada no filme será a original (cinza) e uma versão moderna com direito a upgrades. As exatas palavras do diretor Jon Favreau foram: “Nós vamos começar com a armadura cinza, afinal, não se pode construir um Lamborghini em uma caverna”. Para quem não entendeu nada, ele fez uma referência à origem da primeira armadura que Stark construiu enquanto era prisioneiro em uma ilha estrangeira. Da cinza, o diretor pretende evoluir para o padrão vermelho e dourado com o qual os fãs já estão acostumados, para só então incorporar a idéia da veste como uma arma para um exército de um único homem.

Ainda falando sobre a armadura, Favreau disse que “tem uma espécie de característica de Robocop que poderia ser usada nesse personagem. Eu gosto da sensação de peso e poder que ele passa”. O diretor afirmou que estava relendo as HQs e procurando inspiração em animês como Ghost in Shell e Neon Genesis Evangelion para ter uma idéia de como a tecnologia interagiria com um ambiente orgânico.

Favereau descreveu a história usada como sendo um misto entre James Bond e os livros de Tom Clancy, englobando questões geopolíticas atuais. O vilão escolhido para esse filme foi o Mandarim.

Homem de Ferro está previsto para aparecer nos cinemas estadunidenses em 8 de março. Fique esperto para mais novidades até lá.

Kill Bill – O animê

O mestre da violência gratuita está mergulhando agora nos longas de animês! Depois de ter dito que pretendia continuar a série Kill Bill através de animações, Tarantino elaborou melhor seus comentários. Segundo o diretor, o projeto seria dividido em duas partes (de novo?), sendo a primeira baseada na história de Hatori Hanzo e a ascensão e queda de Bill. A segunda seria baseada no personagem da Noiva, mas nenhum detalhe foi dado. A escolha do animador permanece um mistério, mas se pudermos esperar um trabalho tão belo quanto o que vimos em Kill Bill Vol. 1 (aquela que detalha a história de Ren Ishii), a espera vai valer a pena.

A Torre Negra

Ah! Essa é para ficar maluco! Um dos maiores fenômenos do rei do sobrenatural Stephen King, a Torre Negra, está virando um projeto da Casa das Idéias para uma nova série de HQs! Como de costume, muito pouco foi revelado, mas, entre algumas das novidades que vieram à tona, estão a equipe escolhida e uma data para algumas imagens.

Stephen King fará a trama (o que já era evidente), Peter David irá preparar o script, Jae Lee ficou com as ilustrações e Richard Isanove se encarregará das pinceladas. As HQs serão lançadas em forma de várias mini-séries e terá uma amostra de sua arte publicada por volta de novembro ou dezembro. Muito embora minha fidelidade para com a portadora do selo da Vertigo seja indiscutível, a cada momento, minha simpatia pela Marvel vai crescendo surpreendentemente!

Sabres de luz invadirão o Wii!

Nintendistas do mundo inteiro têm um motivo para comemorar: a LucasArts confirmou em seu painel na Comic-Con o apoio da companhia à nova plataforma da Nintendo. Mais importante que isso, porém, quando questionado se o suporte da LucasArts se estenderia ao novo controle sensível a movimento do Wii, o representante Steve Sansweet respondeu simplesmente enfatizando a grande semelhança entre o controle inovador da Nintendo e um sabre de luz (e nesse momento o Corrales tem um enfarte)!

Ainda não sei ao certo o que pensar sobre o controle da Nintendo, mas a idéia de controlar um sabre de luz em uma nova geração por um sistema que capte os movimentos de minhas mãos parece promissora! Apesar de não ter comentado mais nada sobre o assunto, tendo em vista o histórico ruim entre a Nintendo e a LucasArts, os fãs que temiam a falta de apoio para o novo console podem, agora, suspirar tranqüilos!

Por hoje é só, pessoal! Espere mais novidades nos próximos dias, e não esqueça de visitar nossa galeria de fotos!

Galeria

Galeria