O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy

0

Uma das coisas mais difíceis em escrever uma resenha (ou qualquer texto) é começar. Principalmente quando o assunto da resenha não rende tantos comentários assim. Como você já deve ter percebido, esse é o caso da comédia O Âncora, que estréia nessa sexta (dia 15) nos cinemas tupiniquins.

E como, mesmo depois de enrolar descaradamente no parágrafo de abertura, eu continuo sem ter o que falar, eu vou apelar para a mais tradicional regra dos resenhistas de cinema: “No segundo parágrafo, conte um resumo da história”. Então vamos lá: estamos nos anos 70 e Ron Burgundy (Will Ferrel, do Saturday Night Live) é um âncora que tem tudo. Extremamente popular, até as crianças o reconhecem. Mulheres não faltam na sua horta. A vida para ele não poderia ser melhor. Até que uma mulher chamada Veronica (Christina Applegate, da série Um Amor de Família) é contratada pela emissora para fazer parte da equipe de jornalismo, o que gera uma imensa comoção da ala masculina que se recusa a trabalhar com uma mulher (ei, são os anos 70). Obviamente, embora não queiram trabalhar com a garota na emissora, todos eles querem mesmo é trabalhar com ela na cama (cara, como eu sou sutil).

Mas na verdade, a história é o de menos nesse filme, já que o que importa mesmo são as piadas, muitas delas homenagens (ou sátiras, depende de como você encara) a clichês de filmes hollywoodianos ou até mesmo em coisas que vemos todo dia nas nossas TVs. A cena em que Veronica e Ron ficam trocando “comentários carinhosos” durante os créditos do telejornal é hilária. Me fez pensar em que diabos os apresentadores ficam conversando nesse momento. E será que eles ficam realmente conversando?

Uma outra coisa divertida nesse filme é o fato de ter muitos atores famosos fazendo algumas pontas em papéis meio escondidos, como Jack Black e Ben Stiller para citar apenas dois bem óbvios. Alguns deles aparecem em maquiagens tão bizarras que deixam suas “versões anos 70” engraçadíssimas e quase irreconhecíveis.

E isso é tudo que eu tenho para falar desse filme. É basicamente uma comédia no mesmo estilo do Saturday Night Live. Rende boas risadas se você gosta do gênero mas, assim como a série, é um humor feito para estadunidenses, ou seja, muitas de suas piadas devem passam despercebidas para boa parte do público brasileiro.