Nova atualização do PS3 desabilita periféricos não licenciados

0

E a Sony continua tocando o horror com as atualizações obrigatórias do Playstation 3.

Depois das polêmicas causadas pela famigerada atualização 3.21 que baniu o suporte ao Linux; e da atualização 3.30, que permite à Sony atualizar o seu videogame sem a sua permissão, eis que agora surge a atualização 3.50.

O que foi divulgado é que esta atualização dá um upgrade no console, permitindo que ele reproduza imagens em 3D (desde que você tenha um televisor 3D, claro).

E ela de fato faz isso. Porém, ela faz algo mais: desabilita o funcionamento de controles e periféricos que não sejam licenciados pela Sony.

Em comunicado feito no blog oficial do Playstation, a empresa justifica tal medida da seguinte maneira:

Controles sem fio aparentemente idênticos aos genuínos do PlayStation 3 foram descobertos no mercado. A divisão americana da Sony Computer Entertainment alerta os consumidores para tomarem cuidado ao comprar controles fabricados por empresas não licenciadas, visto que a qualidade, durabilidade e segurança destes produtos são incertas e em alguns casos, tais produtos podem ser perigosos”.

Como se isso já não fosse exagerado o suficiente, a Sony continua:

É possível até que certos produtos peguem fogo ou explodam, resultando em feridas ou lesões aos jogadores, ao seu console PlayStation 3 ou a outros itens ligados a ele. Desta forma, a Sony não continuará dando suporte a esta funcionalidade nas próximas atualizações de firmware”.

Sério, alguém aí já viu um controle de videogame entrar em combustão ou explodir? Eu não. =P

Não julguemos o fato de a Sony bater de frente com a pirataria, ou os controles piratas. Isso é absolutamente justo. A questão é que existem muitas empresas sérias que produzem versões customizadas do controle oficial, tais como a Mad Catz, que produz controles licenciados de Street Fighter IV, Resident Evil 5 e Rock Band.

Os de Street Fighter IV são os que você confere na galeria. Fala sério, a disposição diferenciada dos botões facilita deveras a vida da gente!

Pois bem, como é que ficam essas empresas? Elas não estão produzindo controles piratas e/ou ilegais. Muito pelo contrário, as linhas de Street Fighter e Resident Evil são licenciadas pela Capcom.

Alguns sites especializados, como o Computer & Videogames acreditam que isto é uma desculpa, visto que as recentes investidas dos hackers para desbloquear o Playstation 3 (e permitir a reprodução de jogos piratas) utilizavam periféricos USB.

Desabilitando controles e periféricos não licenciados, a Sony saberia que tudo que é plugado nas entradas USB do console seriam produtos licenciados (leia-se inofensivos).

Sei que a situação é delicada, mas acho que a postura da Sony é radical demais. É louvável a política anti-pirataria da empresa, mas cada vez mais parece que quem sai perdendo é o proprietário “honesto” do Playstation 3. Uma coisa é proteger sua propriedade intelectual, outra é forçar o jogador a comprar somente os produtos oficiais licenciados.

Seria a mesma coisa que uma lanterna da marca “x” funcionar apenas com pilhas da marca “x”.

Bom, mas eu tenho um Xbox 360, então minha opinião nesta treta não significa muita coisa! =D

Diz aí o que você acha disso, delfonauta?

P.S. E tome cuidado: quando você menos esperar, seu controle pode explodir na sua mão!

Galeria