Moss e Moss Book II estão entre os melhores games de PS VR. Inclusive, são dois dos que me deixaram mais chateado ao saber que o PS VR2 não teria retrocompatibilidade (outros foram Blood & Truth e Astro Bot Rescue Mission). Em um mundo ideal, todos estes ganhariam upgrades gratuitos para a nova geração. Como nós não vivemos em um mundo ideal, vamos falar de como Moss PS VR2 abordou o desafio.
MOSS PS VR2 UPGRADES
Moss e Moss Book II estão disponíveis para PS5/PS VR2 desde o lançamento do periférico. Porém, são games totalmente separados de suas versões para PS4/PS VR. Não há desconto para quem já comprou os games, nem mesmo transferência de save. Isso é especialmente doído em Moss Book II, que saiu menos de um ano atrás para PS VR. E que, mesmo hoje, em abril de 2023, tem as versões de PS4 e PS5 vendidas pelo mesmo preço, porém separadamente: comprar uma não dá direito à outra.
Há algumas novidades, mas para ser sincero, são bem pequenas. A resolução é mais alta, algumas texturas têm mais qualidade. Há vibração de gatilho e de headset. Mas a principal diferença acaba sendo que agora você joga com os controles de VR mesmo, e não com o Dualshock 4.
MOSS PS VR2 DUALSENSE
O Move era um controle MUITO ruim. Quase tudo que joguei no PS VR era estragado por ele. Não por acaso, boa parte dos games que mais gostei usavam o Dualshock. O fato de Moss agora ser controlado pelo Dualsense o deixou muito mais confortável. A jogabilidade tradicional da ratinha continua excelente, mas o que você fazia com movimentos agora está mais fácil e natural de fazer. Além de que, claro, agora você pode segurar um inimigo com uma mão enquanto cura Quill com a outra.
Isso faz uma tremenda diferença. Afinal, o Dualshock 4 era um bom controle tradicional, mas para movimentos não era grande coisa, e Moss usa bastante isso, tanto nos puzzles quanto no combate. Sinceramente, não percebi melhorias visuais simplesmente jogando os games (Moss já era visualmente perfeito antes, afinal), mas o conforto foi um enorme upgrade. Dito isso…
VALE A PENA COMPRAR MOSS PS VR2 DE NOVO?
Esta é a pergunta dos 30 dólares. Pessoalmente, são dois jogos que gosto muito, e para mim faz diferença eu poder jogá-los de novo sempre que quiser sem precisar usar o headset antigo. Dito isso, os upgrades são sutis e pequenos demais para ser necessário comprar o game a preço cheio mais uma vez.
Como o jogo funcionava de forma mais tradicional, com movimento via alavancas e tal, a mudança não é tão radical quanto de um game mais típico de VR, como Jurassic World Aftermath, que imagino que deve ser sofrido de jogar no Move. Moss já era muito bom, só ficou um pouco melhor.
Porém, são dois jogos excelentes. Se você não jogou a versão anterior, eles absolutamente valem o preço cheio que está sendo pedido. Mas se já jogou na versão anterior, ou em outros headsets, não acho que valha o double dip. Neste caso, vale mais investir em uma experiência nova.
SAIBA MAIS SOBRE MOSS BOOK II LENDO NOSSA DETALHADA ANÁLISE DA ÉPOCA DO LANÇAMENTO.