Lord Of The Rings – The Return Of The King

0

Dado o sucesso dos filmes de Peter Jackson, era inevitável que, cedo ou tarde, fossem lançados jogos baseados na trilogia de Tolkien. Neste caso, foi realmente cedo, já que o jogo chegou às lojas um mês antes do filme, estragando a surpresa de muita gente que não agüentou esperar para brincar de O Senhor dos Anéis e que acabou chegando ao final do jogo antes da estréia do filme.

Cada filme veio acompanhado de seu respectivo jogo. Tivemos a Sociedade do Anel (que saiu no Brasil na época em que o filme As Duas Torres estavam em cartaz), tivemos As Duas Torres (que infelizmente não saiu para PC) e chegamos agora à conclusão da trilogia de games, com o Retorno do Rei, disponível para Playstation 2, Xbox, Gameboy Advance, Gamecube e PC.

Este jogo, apesar do nome, tem ainda muitos elementos da segunda parte. Na primeira fase, por exemplo, você controla Gandalf na claustrofóbica batalha no Abismo de Helm. Depois disso, você poderá escolher entre três caminhos: o caminho do mago (controlando Gandalf), o caminho do rei (podendo escolher entre Aragorn, Legolas e Gimli) e o caminho dos hobbits (jogando com Sam). É obrigatório passar por todas as fases dos três caminhos para poder jogar na fase final, denominada Crack Of Doom e, enfim, destruir o temível um anel. Todas as fases são intercaladas por alguns momentos do filme. Embora a maioria dos interlúdios sejam cenas de As Duas Torres, alguns poucos momentos de O Retorno do Rei também se fazem presentes.

O jogo mistura momentos de pura pancadaria com alguns quebra-cabeças. Nada muito complicado, mas é o suficiente para diminuir a adrenalina que o jogador sente ao estar lutando sozinho contra centenas de orcs. Aliás, não é necessário jogar sozinho, já que existe uma opção para dois jogadores o que aumenta a diversão e, por incrível que pareça a dificuldade. Calma, eu explico. O jogo utiliza o sistema de checkpoints, ou seja, em algumas fases, ao morrer, você ressucita em locais determinados. No modo cooperativo, todos os checkpoints somem. Os jogadores, para compensar recebem uma vida extra (para os dois), ou seja, você está jogando com alguém que não joga tão bem quanto você, se a pessoa morrer duas vezes seguidas, você é arrastado com ela para o início da fase. Depois de um tempo, isso se torna muito cansativo pois, acredite, você vai morrer muito nesse jogo.

Para tornar as coisas um pouco mais fáceis, ao exterminar orcs e outros inimigos, você vai ganhando pontos de experiência para, eventualmente, subir de nível e comprar golpes mais poderosos, tornando as lutas mais dinâmicas e divertidas.

O Retorno do Rei é um jogo curto. São 13 fases normais e 2 secretas, todas relativamente curtas. Apesar disso, é uma experiência bastante divertida, que deve ser experimentada por todos que gostaram da trilogia de Tolkien, seja nos cinemas ou nos livros.

A versão para PC vem em 3 CDs e exige tortuosos 2 Gb de espaço em disco.