Hammerfall – One Crimson Night (Box)

0

O Hammerfall é uma banda de True Metal e, como tal, exibe com orgulho todos os clichês do estilo: os corais de um Accept, a cara de macho de um Manowar, as tradicionais letras falando sobre trovão, honra e aço, e tudo mais que torna o estilo um dos mais divertidos do Heavy Metal.

Todos estes clichês estão presentes neste Box (veja o conteúdo na foto acima), que é uma edição especial limitada e pode ser adquirida apenas pelo site da gravadora Nuclear Blast (www.nuclearblast.de). Desde seu conteúdo principal – um CD duplo e um DVD, ambos ao vivo, que podem ser adquiridos separadamente – até em seu conteúdo exclusivo: uma bandeira com as cores da Suécia e o logo do Hammerfall, um Backstage Pass, que serve apenas de enfeite e o mais legal, um mini-CD com a faixa Dreamland gravada ao vivo aqui no Brasil, mais precisamente em Curitiba, e com uma mensagem de cada um dos integrantes da banda.

Apresentações feitas, vamos ao show que recheia o CD e, principalmente o DVD, ambos intitulados One Crimson Night. Gravado em Gotemburgo (Suécia) em 20 de fevereiro de 2003 durante a turnê de seu último álbum de estúdio Crimson Thunder, o show já começa bem: durante a introdução Lore Of The Arcane, o mascote da banda – chamado Hector – um guerreiro medieval que carrega um martelo semelhante ao Mjolnir do Thor (só que bem maior) aparece no palco e, em meio a efeitos pirotécnicos e coreografias, a banda já entra tocando a divertidíssima Riders Of The Storm (esse nome é genial, parece nome de desenho!), diretamente emendada com a clássica Heeding The Call e com a cadenciada Stone Cold. Detalhe: todos os diálogos do vocalista Joacim Cans com a platéia estão legendados, e o português é uma das opções, apesar de ser um DVD alemão.

Essa trinca introdutória tem um problema para aqueles que estão assistindo no DVD, o excesso de luz vermelha que ilumina o palco prejudica a visibilidade. Felizmente, nas próximas músicas Hero’s Return e Legacy Of Kings, este problema é corrigido e o show fica com uma iluminação mais tradicional. Como nada é perfeito, adivinhe o que acontece depois? Um solo de baixo, é claro. E, mais para a frente, também colocaram um solo de guitarra. Bom, uma das vantagens de um DVD é que você pode simplesmente pular uma música, sem esperar nada, e isso é altamente recomendável no DVD dessas bandas que teimam de mostrar o quanto são bons (e, às vezes, nem são tão bons assim).

O show continua com At The End Of The Rainbow e seus vários corais, The Way Of The Warrior e seu ótimo refrão, a pesada e empolgante The Unforgiving Blade, a baladinha Glory To The Brave, a “quero ser Accept” Let The Hammer Fall, a famosa Renegade, a rápida Steel Meets Steel, a lenta Crimson Thunder, a melhor música da banda Templars Of Steel, o single Hearts On Fire e o hino Hammerfall. Tudo isso regado a muita coreografia, pirotecnias, discursos inflamados de como o Heavy Metal tem o melhor público do mundo e todos os clichês que fazem a alegria dos headbangers (eu, inclusive).

No DVD, depois de Templars Of Steel, o mascote Hector volta ao palco trazendo Mat Sinner (baixista e vocalista do Sinner e baixista do Primal Fear), que aparece para entregar o disco de ouro pelas vendas do álbum Crimson Thunder à banda. Em outras palavras, o DVD contém um show completo do Hammerfall, exatamente como ele ocorreu (como o Shaman deveria ter feito), tudo embalado em imagem e som com qualidades dignas de DVD (como o Dio deveria ter feito) e ainda vem com um encarte com muitas fotos e todas as informações necessárias. Como extras, apenas um documentário sobre a turnê e uma galeria de fotos.

Já no CD, a ausência da entrega dos discos de ouro, dos vários discursos do vocalista e dos extras do DVD, é compensada por três músicas extras gravadas na turnê da banda pela América do Sul (nenhuma delas gravada no Brasil). A saber: The Dragon Lies Bleeding, Stronger Than All e A Legend Reborn.

Realmente é difícil colocar defeitos neste trabalho ao vivo do Hammerfall, já que tudo parece ter sido feito com o maior cuidado. Então, sem mais delongas, coloque o CD ou o DVD para tocar, chame os amigos e curtam juntos o belo show do Hammerfall.