Esta é nossa crítica Men, um filme de terror bem diferente. Visualmente lindo, com planos cuidadosamente planejados, Men é um filme de terror “de arte”. Mais experimental, o tipo de coisa que você costuma ver em festival, não no cinemão comercial.

CRÍTICA MEN

Men conta a história de Harper (Jessie Buckley), uma moça que aluga uma linda casa no interior da Inglaterra para se recuperar de uma tragédia em sua vida pessoal. A vila onde fica a casa parece ser habitada exclusivamente por homens. E você sabe como são os homens. Mesmo que pareçam amigáveis e gentis no início, dê tempo suficiente e a gente logo fica assustador.

Crítica Men, Men, Alex Garland, Delfos
Mesmo que não estejamos usando máscaras que parecem montagem de Photoshop.

E sabe? Esta me parece uma excelente temática para um filme de terror. Eu vejo muita hostilidade de mulheres contra homens nas redes sociais, e isso deve vir de algum lugar. Já vi mulheres dizendo que elas vivem com medo pois você nunca sabe quando um homem pode mudar de atitude e ficar perigoso. E parece que este é o caminho que Men iria seguir.

Mas não. Ele acaba indo para outro lado. Menos literal e mais experimental. Este é um filme onírico. Algo meio David Lynch, sabe? Men fica bastante tempo, vários minutos seguidos, sem nenhuma palavra. De certa forma, ele parece um videoclipe daqueles mais assustadores, algo na linha Marilyn Manson.

METÁFORAS

E este é meu problema com ele. Eu simplesmente não sou um cara de metáforas. De filmes em que você não consegue ter certeza se aquilo está de fato acontecendo ou se é tudo um sonho. Eu até consigo admirar o audiovisual, que começa lindo e termina absurdamente grotesco – a ponto de ser literalmente difícil de assistir. Eu até entendo a mensagem que ele quer passar com a história. Mas simplesmente não é o tipo de obra a que gosto de assistir.

Crítica Men, Men, Alex Garland, Delfos

No final das contas, é a história de uma mulher lidando com a culpa e o luto. Você pode interpretar que todo o resto é imaginação, sonho, ou simplesmente metáforas para exemplificar o que ela está sentindo. Esse tipo de narrativa definitivamente não me agrada. Men, para mim, é um filme lindo, mas que falha em contar uma história.

Se você está a fim de algo mais estranho, pode até gostar. Mas tenha certeza que está no humor certo para isso, e não simplesmente a fim de ver um filminho de medo. Ainda assim, admito que gostei mais de Men do que de qualquer coisa do David Lynch que tenha visto. Mas a comparação é justa, pois Men é um filme que pode ser descrito com uma palavra: lisérgico.

CURIOSIDADES:

O diretor e roteirista Alex Garland escreveu os excelentes games EnslavedDMC: Devil May Cry. Ele também roteirizou o primeiro ExtermínioSunshine. Como diretor, seus filmes anteriores são AniquilaçãoEx Machina, que também foram escritos por ele.