Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados lembra Dragon Ball XenoVerse

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Tive a oportunidade de testar o jogo Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados, mas devo admitir que ele me surpreendeu bem pouco. Esta impressão se deve ao fato do game guardar muitas semelhanças com outro jogo da Bandai Namco que eu inclusive já resenhei aqui no DELFOS, Dragon Ball XenoVerse.

Como eu já disse na matéria da coletiva da Sony, o novo jogo dos Cavaleiros de Atena prometia expandir o universo dos games, trazer armaduras e personagens que até então não haviam aparecido e prestar um verdadeiro fan service. Isso também aconteceu no jogo do Dragon Ball, onde poderíamos passear por toda a linha do tempo do animê lutando nas batalhas clássicas, e nesse sentido, ainda que eu não tenha experimentado o Modo História de CDZ: Alma dos Soldados, acredito que terá o mesmo impacto emocional de XenoVerse.

A grande questão é que o sistema de luta funciona de uma maneira muito peculiar, para o bem e para o mal. Enfrentar um oponente em uma arena aberta pode ser visualmente interessante, mas gera muitos momentos estranhos – como quando você tenta acertar o inimigo, mas fica dando golpes no ar. Além disso, os botões de golpes também são diferentes, e para dar um golpe especial você precisa segurar R2 e apertar círculo, o que torna a aprendizagem, de certa forma, contra intuitiva.

Esta mecânica tão singular é bastante comum em jogos da Bandai Namco, e tanto os jogos da série Naruto quanto Dragon Ball funcionam mais ou menos da mesma forma. A questão é que, para quem está acostumado à mecânica clássica de Street Fighter – que é replicada em games como Killer Instinct e Mortal Kombat– a adaptação acaba sendo bem mais agressiva, e jogar apenas uma partida é algo pouco divertido por você ter que aprender tudo do zero. Eu sofri com isso, e não me espantaria se você também tiver o mesmo problema ao experimentar o jogo.

Contudo, alguns pontos me chamaram a atenção negativamente, principalmente quanto à parte gráfica. O jogo está visualmente redondinho, como jogos de animê costumam ser, mas senti que as animações dos golpes especiais estão bem pobres e sem a energia que costumam ter nos supracitados games do Naruto e Dragon Ball. Elas pareciam não se encaixar com a batalha em si, dando inclusive a impressão de não fazerem parte de um jogo completamente finalizado.

Assim como Dragon Ball: XenoVerse é um bom jogo para os fãs do desenho, eu imagino que Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados também o seja para os fãs dos Cavaleiros de Atena. No entanto, não sei dizer pelo que testei se, para além do fan service, ele se sustenta como um grande jogo.

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