As Aventuras de Peabody e Sherman

0

Apesar das expectativas estarem todas voltadas para junho, quando será lançada a sequência de Como Treinar Seu Dragão, agora tem outro filme da Dreamworks Animation entrando em cartaz: As Aventuras de Peabody e Sherman, que põe o holofote em uma dupla de personagens secundários do clássico cartoon Rocky e Bullwinkle.

Eu não sabia muito a respeito deles antes de ir assistir ao filme, e isso me causou uma grande surpresa quanto ao absurdo da premissa. Escuta só: o Sr. Peabody é um cachorrinho que é diferente dos outros desde filhote: ele é cientista, matemático, poliglota, inventor, medalhista olímpico e ganhador do prêmio Nobel. Apesar de na versão nacional ele ter sido dublado pelo global Alexandre Borges (no original era o Phil, de Modern Family), ele é muito simpático. Sherman é o seu filho adotivo (!!!), um menino muito esperto que já compartilha de seu interesse pela ciência e pela cultura.

E como se os óculos e a gravata borboleta não fossem suficiente, o Sr. Peabody ainda tem outra coisa em comum com o 11º Doutor: ele tem uma máquina do tempo, que usa para levar Sherman para aprender História em primeira mão. Já na primeira viagem que nós acompanhamos – uma visita à Revolução Francesa – começa uma metralhadora de trocadilhos e piadinhas deliciosamente nerds.

Sherman finalmente começa a estudar, e na escola ele (ainda que acidentalmente) encontra a companhia para sua maior e mais perigosa aventura, que passará pelo Egito Antigo, pela Renascença e pela Guerra de Tróia, interagindo com seus ilustres personagens e causando confusão através do tempo e espaço. Enquanto isso, o Sr. Peabody terá de se desdobrar para tomar conta deles e ao mesmo tempo manter tudo sob controle no presente, para não perder o direito de ser o pai de um garoto humano.

O filme parecia bem infantil, mas acabou sendo realmente simpático e fofo, e apesar de ter um tom meio bobinho, ele trata a ciência e a história de um jeito genuinamente divertido. O roteiro é carregado de nerd pride, e as melhores piadas são referências direcionadas aos adultos, o que vai garantir que você não fique entediado se for ver com seus pequenos. O espírito dos desenhos animados clássicos também é muito presente e reiterado pelo visual, bem cartunesco e colorido. A profundidade e a riqueza de detalhes do 3D cai bem, mas pode ser dispensado se você preferir.

AS RESSALVAS

Infelizmente, As Aventuras de Peabody e Sherman ainda não foi inspirado o suficiente para levar uma nota máxima. Faltou um pouquinho mais de personalidade na caracterização dos personagens, e ele também cai no batidíssimo clichê de ter um arco sobre relações familiares e uma lição de amizade no final.

A questão do Sr. Peabody ter dificuldade em demonstrar seus sentimentos não passa como um grande drama num filme de humor tão nonsense. E a Penny, a menina que Sherman conhece na escola, começa como uma bully detestável e manipuladora, e então, do nada, sem grande desenvolvimento, espera-se que nós a aceitemos como a melhor amiga e interesse romântico do Sherman, o que não convence. Nenhuma destas partes é desenvolvida o suficiente para importar, e o filme perde por não ter optado por preencher este tempo com mais trocadilhos bobinhos ou outro período histórico.

Se não fosse por esses fatores, o filme seria basicamente um episódio de Doctor Who onde o Doutor foi substituído por um cachorrinho fofo que gosta de usar jargões científicos. O que, convenhamos, é muito legal. Ainda assim, o filme é supreendentemente bonitinho e engraçado. Talvez não entre para os seus favoritos, mas aposto que vai te arrancar uns sorrisos.

CURIOSIDADES

– O diretor Rob Minkoff também co-dirigiu o clássico O Rei Leão.

Rocky e Bullwinkle, os protagonistas do desenho original, são conhecidos por aqui como Alceu e Dentinho. Eles ganharam uma adaptação misturando animação com live-action em 2000, e o vilão era interpretado por ninguém menos que Robert DeNiro.

Galeria

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorClube de Compras Dallas
Próximo artigo12 Anos de Escravidão
Joanna Lis
Delfonauta desde pré-adolescente, se tornou delfiana oficialmente em 2012. Não consegue gostar de nada casualmente e estuda Letras só para adquirir base teórica para fazer melhor o que sempre fez por hobby: analisar obsessivamente e escrever longas dissertações sobre Cultura Pop.
as-aventuras-de-peabody-e-shermanPaís: EUA<br> Ano: 2014<br> Gênero: Aventura/Animação<br> Duração: 92 minutos<br> Roteiro: Craig Wright<br> Elenco: Ty Burrell, Max Charles, Ariel Winter, Allison Janney, Stanley Tucci, Leslie Mann, Stephen Colbert<br> Diretor: Rob Minkoff<br> Distribuidor: 20th Century Fox<br>