Nota: A coluna Pensamentos Delfonautas é o espaço para o público do DELFOS manifestar suas opiniões e pensamentos sobre os mais variados assuntos. Apesar de os textos passarem pela mesma edição que qualquer texto delfiano, as opiniões apresentadas aqui não precisam necessariamente representar a opinião de ninguém da equipe oficial. Qualquer delfonauta tem total liberdade para usar este espaço para desenvolver sua própria reflexão e, como não são necessariamente jornalistas, os textos podem conter informações erradas ou não confirmadas. Se você quer escrever um ou mais números para essa coluna, basta ler este manual e, se você concordar com os termos e tiver algo interessante a dizer, pode mandar ver. Inclusive, textos fazendo um contraponto a este ou a qualquer outro publicado no site são muito bem-vindos.
Eu não sei qual é a média de idade dos Delfonautas, então não posso dizer se esse texto reflete, ou refletiu o cotidiano de uma maioria. Tenho 17 anos e, desde que entrei para a adolescência, tenho ojeriza por aqueles que dividem a mesma faixa etária que eu.
O parágrafo acima talvez possa fazê-lo acreditar que não passo de algum anti-social, e que entrarei armado qualquer dia desses para chacinar meus colegas de classe. Antes que pense isso, permita que lhe apresente meus argumentos.
90% das pessoas que conheço e que possuem a mesma idade que eu não conseguem se divertir se não estiverem bêbadas o suficiente para esquecerem tudo o que aconteceu no dia seguinte. Eu sempre vi o uso de drogas como uma válvula de escapes daquelas pessoas que vivem sobre o ataque de Evil Monkeys divinos.
Por exemplo: uma pessoa que passa o dia inteiro trabalhando em um lugar que ela odeia, com gente que ela odeia, fazendo algo que ela odeia possui Evil Monkeys suficientes para ter de encher a cara no fim de semana. Mas e essas crianças de dezessete anos? Ou de menos idade até. Será uma forma de provar aos outros o quão trüe são por encherem a cara antes dos 20?
Outro fato que me incomoda nessa geração: a forma como são tratadas as relações entre homens e mulheres. Pelos galhos de Yggdrasil, por que para ser digno de portar o cromossomo Y um rapaz tem que sair por ai “pegando” uma mulher a cada dois minutos?
Onde está todo o romantismo, a poesia, ninguém aqui nunca leu Os sofrimentos do jovem Werther? Sério, eu realmente gostaria de entender como as relações humanas evoluíram, ou retrocederam, a tal ponto. Existe hoje até uma versão Júnior do que os adultos chamam de Zona. Os jovens chamam de Baladas.
E o principal, a incapacidade de pensar, discutir e criticar! Como uma maioria pode considerar um Justin Bieber ou um Restart música? Ou chamar um Big Brother de entretenimento? Fora o conformismo, essa falta do querer mudar a sociedade, de aceitar o staus quo.
Desconheço como era a adolescência em outras épocas. Talvez seja uma singularidade, talvez algo específico. De qualquer forma, espero que este texto, e os possíveis comentários, me ajudem realmente a esclarecer se o problema é comigo, ou com essa Geração Z.